Se você já viu um castelo diferente estampado na moeda de 1 Euro e ficou curioso para saber onde ficava, esse post é para você. Trata-se do Castel del Monte, situado na cidade italiana de Andria, em Puglia. A construção, idealizada pelo imperador Frederico II, no século 13, chama a atenção por sua estrutura octogonal.
Apesar de ter a clássica formação medieval, o castelo integra os estilos romano, normando, árabe e gótico, o que causa certa estranheza em seus visitantes.
Além disso, a falta de consenso sobre as finalidades da construção – já que, por não ter fossos ou pontes levadiças não é designado para fins de defesa – colaboram para seu ar místico e misterioso.
Declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, o Castel del Monte situa-se no alto de uma colina, próxima ao Mosteiro de Santa Maria del Monte, e se destaca na paisagem local.
Com oito paredes externas, oito torres em formato octogonal e oito salas nos primeiros dois andares, a arquitetura do castelo preza pela simetria e proporção capaz de criar luzes e sombras em dias de solstício e equinócio.
Cercado de simbologias e mistérios, o monumento sofreu muito com o tempo e o desgaste por vandalismo, perdendo alguns de seus ricos detalhes em mármore e mosaicos, porém, ainda preserva toda sua imponência.
O local é uma ótima opção de passeio de um dia a partir de Bari, a capital da Puglia. Da cidade até o castelo são apenas 60 quilômetros.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ Salvatore Leanza