A cidade de Penedo, em Alagoas, foi fundada por Marcelo Coelho Pereira no século XVI. Cidade histórica de Alagoas, sua arquitetura atrai turistas de diferentes origens. O destaque desta cidade é a Igreja de Santa Maria dos Anjos, uma das obras primas mais visitadas pelos turistas.
Outra interessante atração é a Fundação Casa do Penedo, fundada em 1992, que tem como objetivo preservar a memória da cidade, em especial seu patrimônio artístico e cultural. A fundação possui uma biblioteca especializada, com arquivos iconográficos e documentais informatizados.
Já a Igreja de Nossa Senhora da Corrente, tombada pelo IPHAN, é considerada uma das mais belas do país, com detalhes arquitetônicos nos estilos barroco, rococó e neoclássico, além de ser decorada com azulejos portugueses da época do Império e piso cerâmico inglês.
No Paço Imperial estão expostas porcelanas, mobiliário e objetos que contam parte da história da cidade e do país. Penedo é uma cidade à beira de um dos principais rios brasileiros, o São Francisco. A população de maioria católica comemora a maior festa das cidades ribeirinhas do Velho Chico, a Festa de Bom Jesus dos Navegantes, recebendo muitos pescadores.
Como chegar
As principais companhias aéreas brasileiras fazem voos para Maceió. A partir da capital alagoana, são cerca de 170 km de carro até Penedo, que fica no sul do estado e faz fronteira com Sergipe.
Onde ficar
Mais informações em: sedetur.al.gov.br
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por: Wesley Menegari / SEDETUR-AL