Ícone do site Qual Viagem

Casablanca e a magia do Marrocos

Percorrer durante 11 dias as mágicas terras marroquinas é a proposta do roteiro da Thais Ghussn Fotografia e Viagens. Com saída no dia 18 de novembro, a viagem parte do aeroporto de Guarulhos (SP) com destino a Casablanca, com traslado e acomodação em hotel.

Palco onde foi rodado o memorável clássico do cinema “Casablanca”, a cidade de mesmo nome reúne atrações imperdíveis. Elas começam a ser conhecidas logo cedo em um tour que visita alguns pontos turísticos da capital Rabat, como a Kasbah Oudayas, o Mausoléu de Mohamed V e o Jardim Merchouar na entrada do Palácio Real.

Na sequência, partida em direção às cidades imperiais do Marrocos. A primeira parada é em Meknes, ex-capital do país no século 17, onde serão conhecidas a porta Bab Mansour, o mausoléu de Moulay Ismail, os estábulos HeriEs-Souani e a Praça Hedim.

Após o almoço, a viagem segue rumo à cidade sagrada de Moulay Idriss, um dos centros de peregrinação mais importantes do país, com tempo para apreciar a praça principal e tirar fotos. O próximo destino é a cidade imperial de Fez. Hospedagem e pernoite.

Pela manhã saída para  Chefchaouen, onde está prevista uma caminhada pelas ruas da cidade que tem todas as suas casas em tons azuis. Pequenina, Chefchaouen é circundada pelas montanhas do Rife. Durante o passeio, stops no castelo do centro e no único Minarete Octogonal do mundo. Retorno ao hotel em Fez.

O terceiro dia de viagem é reservado para explorar a medieval e mais antiga Medina do Marrocos, a Fez el Bali (cidade murada antiga), testemunhando a vida pulsar em suas ruas estreitas, em meio ao colorido dos souks, das bancas de frutas e vegetais, do curtume, das esculturas de madeira do século 14 na Madrasa Bou Inania, dos mosaicos da Fonte Nejjarine e do centro de estudos islâmicos da Mesquita Qaraouiyne

À tarde é a vez de conhecer Fez El Jdid (cidade nova), com paradas no Bairro Judeu e na entrada do Palácio Real. No final do dia, visita a uma casa de família marroquina para compartilhar do tradicional chá de menta.

Pela manhã saída de Fez em direção ao deserto, passando pelas cidades de Ifrane, pela Floresta de Cedro de Arzou e pelo Vale do Zizque (liga as Montanhas do Médio Atlas ao Deserto do Saara). Chegada em Erfoud e saída para o deserto de Merzouga. Ali acontece um passeio em dromedário pelas Dunas de Erg Chebbi. Regresso ao acampamento para uma típica noite berbere em tendas nômades, com música em volta da fogueira.

A programação do dia seguinte começa com a ida em dromedário para presenciar o nascer do sol nas Dunas de Erg Chebbi. Mais tarde, retorno à cidade, mas não antes de conhecer uma típica família de berberes que vivem em tendas.

Chegada em Erfoud, reconhecida pela produção da melhor tâmara do país, com tempo para compras.  Em seguida, viagem até Todra Gorges, onde ficam as Gargantas de Todra, uma das belas maravilhas esculpidas pela natureza no Norte da África. Almoço e partida para a cidade de Boulmane Dades, com jantar e hospedagem.

Texto por Fabíola Musarra. Fotos: Thais Ghussn

Comentários

Sair da versão mobile