Por Lívia Soares (www.peaceoutblog.com)
Seria praticamente impossível listar e sugerir tudo o que Cartagena tem para oferecer.
Cartagena de Índias é um dos destinos do Caribe mais próximos do Brasil. Mas os motivos que fazem essa cidade colombiana ser única não são por conta de suas praias em si.
O que atrai milhões de turistas todos os anos são a grande cidade amuralhada, a arquitetura colonial, construções históricas, o ritmo frenético de suas ruas, o calor humano e a personalidade única. É um destino fascinante!
Andar pelo centro histórico de Cartagena é bem fácil e se perder pelas suas ruelas é obrigatório. Aqui, cada detalhe de uma construção antiga pode indicar um pouco da sua história. As casas que têm o balcão da varanda de madeira são coloniais, as que têm estrutura de cimento são republicanas.
Cafe Del Mar
Interessante é o Café del Mar, que fica em cima das muralhas do forte e tem belíssima vista para o mar, para o centro histórico e para a cidade nova. ‘E um dos estabelecimentos que você não deve deixar de conhecer durante sua viagem. No pôr-do-sol que o Café del Mar fica realmente lotado. Ao som de música eletrônica com DJ, centenas de pessoas se reúnem para beber uma cerveja ou um drink e curtir o fim de tarde. O menu de comidas é pequeno, mas no de bebidas não faltam opções diferentes! O atendimento é bom e o preço, um pouquinho salgado.
Castelo de San Felipe
Dois programas que não podem faltar: o primeiro é o passeio ao imponente Castillo San Felipe, a maior obra de engenharia já construída pela Espanha em uma colônia. Ele foi iniciado em 1657 para proteger Cartagena de ataques piratas e é um dos mais importante da América Latina. Dele e do convento de La Popa se tem uma das melhores vistas de Cartagena.
Caminhar Sobre a Muralha
A muralha de Cartagena é o que delimita o centro histórico com o lado de fora. Você pode subir em alguns pontos da muralha e observar o que está do lado de fora, no nosso caso vimos foi o magnífico mar do Caribe! Além disso é possível fazer algumas fotos em algumas de suas “portinhas”. Cada pequeno detalhe da muralha é muito encantador.
Caminhar a noite pelas ruas
O grande programa noturno é sentar nas mesas das calçadas para beber e ver a vida passar. Do popular ao chique, tem de todo tipo. É só achar a sua turma e aproveitar a noite. Bares tem a vontade . As ruazinhas com pouca iluminação se enfeitam com sombras e o efeito das luminárias antigas, estrategicamente colocadas, nos remete ao passado, deixando o ambiente super-romântico. Caminhar à noite no centro histórico, diferentemente do que se vê em outras cidade, é uma delícia e não tem perigo.
Nossa Análise
Você pode caminhar à toa ou seguir um mapinha, em todo hotel eles dão um mapa do centro histórico. Mas eu acho que o mais legal é caminhar e ir tirando fotos enquanto se descobre os principais pontos de interesse. Atenção para as sacadas decoradas! Ouvi dizer que a cidade premia todos os anos a melhor sacada com uma super isenção de impostos! Opa! Daí todo mundo capricha para tentar receber o benefício, até eu teria uma super sacada florida como essas!