Ícone do site Qual Viagem

Cartagena, Colômbia – O que fazer na cidade murada

Por Lívia Soares (www.peaceoutblog.com)

Seria praticamente impossível listar e sugerir tudo o que Cartagena  tem para oferecer.

Cartagena de Índias é um dos destinos do Caribe mais próximos do Brasil. Mas os motivos que fazem essa cidade colombiana ser única não são por conta de suas praias em si.

O que atrai milhões de turistas todos os anos são a grande cidade amuralhada, a arquitetura colonial, construções históricas, o ritmo frenético de suas ruas, o calor humano e a personalidade única. É um destino fascinante!

Andar pelo centro histórico de Cartagena é bem fácil e se perder pelas suas ruelas é obrigatório. Aqui, cada detalhe de uma construção antiga pode indicar um pouco da sua história. As casas que têm o balcão da varanda de madeira são coloniais, as que têm estrutura de cimento são republicanas.

 

Famoso relógio na frente da entrada (Foto por: Lívia Soares)

Na frente da entrada principal ( Foto por : Aline Siqueira)

Na frente da entrada principal (Foto por: Lívia Soares)

 

Na frente da entrada principal ( Foto por : Lívia Soares)

Cafe Del Mar

Interessante  é o Café del Mar, que fica em cima das muralhas do forte e tem belíssima vista para o mar, para o centro histórico e para a cidade nova. ‘E um dos estabelecimentos que você não deve deixar de conhecer durante sua viagem.  No pôr-do-sol que o Café del Mar fica realmente lotado. Ao som de música eletrônica com DJ, centenas de pessoas se reúnem para beber uma cerveja ou um drink e curtir o fim de tarde. O menu de comidas é pequeno, mas no de bebidas não faltam opções diferentes! O atendimento é bom e o preço, um pouquinho salgado.

 

No Café del Mar (Fofo por Lívia Soares)

No Café del Mar (Fofo por Lívia Soares)

No Café del Mar (Fofo por Lívia Soares)

Castelo de San Felipe

Dois programas que não podem faltar: o primeiro é o passeio ao imponente Castillo San Felipe, a maior obra de engenharia já construída pela Espanha em uma colônia.  Ele foi iniciado em 1657 para proteger Cartagena de ataques piratas e é um dos mais importante da América Latina. Dele e do convento de La Popa se tem uma das melhores vistas de Cartagena.

 

No Catello de San Felipe (Foto por : Aline Siqueira)

No Catello de San Felipe (Foto por : desconhecido)

No Catello de San Felipe (Foto por : Aline Siqueira)

No Catello de San Felipe (Foto por : Desconhecido)

Caminhar Sobre a Muralha

A muralha de Cartagena é o que delimita o centro histórico com o lado de fora. Você pode subir em alguns pontos da muralha e observar o que está do lado de fora, no nosso caso vimos foi o magnífico mar do Caribe! Além disso é  possível fazer algumas fotos em algumas de suas “portinhas”. Cada pequeno detalhe da muralha é muito encantador.

 

Na Muralha (Foto por : Aline Siqueira)

Na Muralha (Foto por : Aline Siqueira)

Na Muralha (Foto por : Lívia Soares)

Na Muralha (Foto por : Lívia Soares)

Na Muralha (Foto por : Aline Siqueira)

Caminhar a noite pelas ruas

O grande programa noturno é sentar nas mesas das calçadas para beber e ver a vida passar.  Do popular ao chique, tem de todo tipo. É só achar a sua turma e aproveitar a noite. Bares tem a vontade . As ruazinhas com pouca iluminação se enfeitam com sombras e o efeito das luminárias antigas, estrategicamente colocadas, nos remete ao passado, deixando o ambiente super-romântico. Caminhar à noite no centro histórico, diferentemente do que se vê em outras cidade, é uma delícia e não tem perigo.

 

Pelas ruas de Cartagena (Foto feita com timer)

Pelas ruas de Cartagena (Foto feita com timer)

Nossa Análise

Você pode caminhar à toa ou seguir um mapinha, em todo hotel eles dão um mapa do centro histórico. Mas eu acho que o mais legal é caminhar e ir tirando fotos enquanto se descobre os principais pontos de interesse. Atenção para as sacadas decoradas! Ouvi dizer que a cidade premia todos os anos a melhor sacada com uma super isenção de impostos! Opa! Daí todo mundo capricha para tentar receber o benefício, até eu teria uma super sacada florida como essas!

 

Comentários

Sair da versão mobile