logo

Telefone: (11) 3024-9500

Carnaval na natureza: confira opções próximas a cinco capitais brasileiras | Qual Viagem Logo

Carnaval na natureza: confira opções próximas a cinco capitais brasileiras

25 de fevereiro de 2022

Com festas, blocos de rua e desfiles das grandes escolas de samba cancelados em vários estados devido à pandemia, muitos foliões estão em busca de alternativas para aproveitar os dias de folga do Carnaval longe de aglomerações. Uma opção acessível e segura é o turismo de natureza. Não é à toa que a atividade tem crescido entre 15% e 25% ao ano, segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT). Com grande número de unidades de conservação, parques e reservas naturais no país, não é difícil encontrar um roteiro próximo para uma viagem curta ou mesmo de bate-volta.

“O turismo de natureza está entre as experiências que mais trazem segurança ao viajante neste cenário de Covid-19. São espaços abertos, com opções perto de casa e custos adaptáveis a diversos bolsos. Há atividades e atrativos para diferentes públicos, sendo importante buscar uma opção que esteja de acordo com o seu perfil e condicionamento físico”, explica a turismóloga e administradora da Reserva Natural Salto Morato (PR), Ginessa Correa Lemos, ressaltando que qualquer atividade turística exige cuidados individuais para evitar aglomerações e é necessário respeitar as recomendações das autoridades sanitárias e dos locais visitados.

Para a gerente sênior de Conservação da Natureza da Fundação Grupo Boticário, Leide Takahashi, que também é membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), o turismo é uma atividade catalisadora de desenvolvimento socioeconômico e contribui muito para o engajamento da sociedade em prol da conservação da natureza. “Acreditamos que o turismo em áreas naturais contribui com a geração e distribuição de renda em localidades mais distantes. Além disso, é capaz de sensibilizar as pessoas para a causa ambiental, usando a natureza de forma responsável e sustentável”, ressalta.

O turismo de natureza no Brasil é favorecido pela rica biodiversidade, vasta extensão territorial e pelo patrimônio histórico-cultural. Neste contexto, não faltam lugares para serem conhecidos no país. Os brasileiros têm hoje diversas opções de parques e áreas naturais abertas para a visitação próximos a grandes centros urbanos. São inúmeros os destinos tranquilos, que possibilitam também o contato com belezas naturais e culturas regionais.

Para incrementar o roteiro do feriadão, basta procurar trilhas, montanhas, cachoeiras, parques e grutas perto de onde você está. Veja algumas opções de roteiros de turismo de natureza próximos às grandes cidades para respirar ar puro e entrar em contato com ambientes de belezas espetaculares neste Carnaval:

São Paulo (SP)

Foto por Ken Chu - expressão studio

Foto por Ken Chu – expressão studio

A 250 km de São Paulo, Brotas é o local perfeito para quem quer recarregar as baterias. A região oferece diversas atrações de ecoturismo e esportes de aventura. Trilhas, cachoeiras e rafting são algumas das opções para entrar em contato com a natureza.

Se a intenção é ficar ainda mais perto da cidade, outra opção é um bate-volta em Guararema, localizada a apenas 80 km da capital, uma cidade peculiar que une a natureza com construções históricas.

Rio de Janeiro (RJ)

Localizada na Barra da Tijuca, a Ilha da Gigoia é uma pequena ilha de pescadores desconhecida inclusive para muitos cariocas. É possível aproveitar as trilhas e passeios de bike aquática, caiaque e wakeboard.

Foto por iStock / Brunomartinsimagens

Foto por iStock / Brunomartinsimagens

Outra opção também na Zona Oeste do Rio, embora um pouco mais distante, a Barra de Guaratiba está localizada em região de reserva ecológica, entre restinga, manguezais e Mata Atlântica. Passeio de barco e trilhas que levam a inúmeras praias são opções para quem curte a natureza.

Belo Horizonte (MG)

Conhecida nacionalmente como cidade-jardim, a capital mineira tem diversas áreas para estar em contato com a natureza. A 65 km da capital, a cidade de São Sebastião das Águas Claras, também conhecida como Macacos, tem diversas opções de cachoeiras e algumas ideais para a prática de esportes radicais e de aventura.

Outro destino é a Cachoeira Santo Antônio, localizada entre Raposos e Caeté, no Parque Nacional da Serra do Gandarela. Perfeita para quem gosta de fazer trilha em estrada de terra.

Foto por iStock / Pedro Carrilho

Foto por iStock / Pedro Carrilho

A Serra do Cipó, a 100 km de Belo Horizonte, é outra opção de bate-volta. Com 34 mil km de área de preservação, o destino oferece rios, cachoeiras, cânions e cavernas arqueológicas para visitar.

Curitiba (PR)

A 90 km da capital paranaense está localizado o Parque Estadual de Vila Velha, um sítio geológico situado no município de Ponta Grossa. Em trilhas de fácil acesso é possível admirar formações de arenito com mais de 300 milhões de anos.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Quem procura por trilhas leves a moderadas também pode ir até o Morro do Cal, em Campo Largo, a 36 km de Curitiba. A trilha que leva até o topo tem cerca de dois km e permite chegar ao cume com 1.120 metros de altitude.

A menos de 70 km da capital paranaense está a cidade de Morretes, um refúgio que atrai turistas para a natureza. Uma das opções de passeio é o Ekôa Park, que oferece trilhas, tirolesa e passeio de balão em meio à Mata Atlântica.

Brasília (DF)

Para quem gosta de curtir a natureza, Brasília oferece boas opções de jardins e parques naturais. A cidade tem uma opção de trilha acessível, sem necessidade de guias turísticos, a cerca de 24 km da Rodoviária do Plano Piloto, que ainda é desconhecida por muitos na região. A trilha da quadra 29 do Park Way é uma ótima atração para quem gosta de caminhar, correr ou andar de bicicleta em contato com a natureza.

Já o Poço Azul é um lugar para quem gosta de trilhas e cachoeiras, além de praticar canionismo, mountain bike, rapel e escalada. Outro destino é o Parque Ecológico de Águas Claras, que encanta com sua porção verde em meio à urbanização de Brasília.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / Ekôa Park

Comentários