O litoral do Paraná é repleto de cidades históricas. Uma delas é Antonina. A paisagem é formada por casas em estilo colonial e pela presença rica e exuberante da Mata Atlântica, com rica fauna e flora, que poderão ser apreciados pelos turistas por meio de passeios de barco pela baía ou em ilhas próximas da região.
A cidade conta com vários atrativos como a Igreja Matriz, que é uma das mais famosas e antigas da região. Outra igreja que se destaca pela antiguidade é a de São Benedito, que serviu de refúgio religioso aos escravos. O centro histórico se destaca pela arquitetura de construções coloniais, além das calçadas em pedra, as ruas são bastante estreitas e preservam alguns prédios interessantes.
Para o lazer, uma das melhores opções é a Prainha, que conta com águas calmas e elevações rochosas no mar. O Recanto do Rio do Nunes, também, oferece descontração e muita diversão para os turistas. Além de equipamento de lazer, a praia fluvial possui estrutura para receber bem os visitantes.
A Usina Hidrelétrica Governador Parigot de Souza é a maior central geradora subterrânea do sul do País, e foi inaugurada em 1971, e é outra interessante curiosidade que pode ser explorada na cidade.
A gastronomia em Antonina conquista turistas. O Barreado – carne cozida por horas em panela de barro e após, servida com arroz, farinha branca, laranja e banana, é um dos pratos típicos da região. É um prato que vem desde a época dos tropeiros e tornou-se referência da culinária do litoral paranaense. Antonina é uma das maiores produtores produtoras de bananas do Paraná. Você pode encontrar na cidade as famosas balas e doces feitos de banana que são consumidos em todo o Brasil.
Outro destaque interessante da cidade é o Carnaval, que é considerado um dos mais animados do sul do Brasil. O maior destaque fica por conta dos blocos de rua e dos desfiles das escolas de samba que animam os dias de folia na pequena cidade.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto via Flickr Otávio Nogueira