A Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – tem lugar para todos.
O Carnaval de rua do município está entre os mais animados do interior de São Paulo e reúne moradores e turistas para horas de descontração e alegria. O #CarnaHelp2023 – cultura e diversão na cidade do bem viver – como é chamado, terá uma programação movimentada, que começa nesta sexta-feira (17/02) com o Festival de Marchinhas e se estende até terça (21/02), com trios elétricos, blocos, matinês, djs e shows na praça da matriz.
Mas, a atração mais esperada é o tradicional Bloco do Turista, que após dois anos, volta a acontecer, no dia 19 de fevereiro. É o maior bloco da cidade; para se ter ideia, em 2020 reuniu mais de 1200 pessoas. “Somos uma cidade turística e o trade é envolvido com o Carnaval, o que faz do bloco um sucesso”, comenta Eduardo Bovi, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR). A concentração será perto do posto de gasolina, da rua Campos Salles, às 21h, de onde também sairá a banda, que animará os foliões.
Este bloco é organizado pela ASTUR. “Os nossos associados majoritariamente do núcleo de hospedagem adquirem os abadás e distribuem entre os hóspedes”, explica Bovi. Além disso, se empenham para criar divertidas alegorias com triciclos e botes, por exemplo, além de levar instrumentos. Sem contar com a superanimação dos monitores dos hotéis, que vão caracterizados. “O pessoal é muito criativo e tenho certeza que depois de tanto tempo sem acontecer, este ano será ainda mais divertido”, completa.
Os hotéis fazenda 7 Belo, Campo dos Sonhos, Colina dos Sonhos, Floresta do Lago, Parque dos Sonhos, Portal do Sol e Recanto da Cachoeira e as pousadas A Mata que Canta, Canto dos Canários, Caruaru, Chalés Santa Catarina, Encantos de Socorro, Igarapé e Vale das Orquídeas já confirmaram presença. E, este ano, uma pequena quantidade de abadás estará também à venda no Mirante do Cristo para quem quiser participar. O valor será de R$ 30.
Onde curtir
Em clima de Carnaval e com vontade de aproveitar tudo o que é possível, dá para conciliar a folia com passeios. Os aventureiros poderão escolher atividades off road com o Ora Road e Socorro Aventura Passeios Turísticos; no ar, da Charle 0 Escola de Aviação e Ronaventura ou na água, com PróximAventura Canoar e Rios de Aventura.
A cidade tem excelentes fabricantes de bebidas como o Alambique Pioneira, Empório Cachaça do Lobo, Cachaçaria Santo Mé, Loja Premium Ecobier e Quinta do Malte. O “esquenta” pode ser em um dos bares: Lion Bar & Restaurante, Rock Rider Bar, Sobradão e Rock & Soul Music Bar. Este último será uma opção para quem quiser variar do Carnaval para o bom rock and roll ao vivo.
Onde relaxar
Para quem prefere sossego no Carnaval, a cidade tem várias opções, a começar por hospedagens intimistas em meio à muita natureza e ar livre. Entre elas, Camping Park dos Lagos, Camping Valle das Águas, Chácara São Miguel, Chalés Santa Catarina, Ellementares Guest House, Encantos de Socorro, Cidade Aventura, Camping Parque Vale das Pedras, A Mata que Canta, Cafuné, Canto dos Canários, Caruaru, Igarapé, Mirante dos Adelphos, Pompeia, Recanto do Amanhecer, Sons do Silêncio, Vale das Orquídeas e Toca do Roka.
Apreciar o pôr do sol na Pedra Bela Vista com certeza irá encher os olhos e acalmar a mente. Passar o dia na prainha do Saint Sunset (sim, uma “praia” no meio do interior, com direito a areia, guarda sol, clima praiano e cachoeira) será uma boa experiência para renovar as energias. Tranquilidade terá, também, na visita à Gruta do Anjo.
Os almoços nos acolhedores Lá Revieri Bistrô e Lago Bistrô serão deliciosos. Quem prefere um lanche, o Trilha Café é uma boa sugestão. E para o café da tarde, a acolhida, simplicidade e delícias do Sabores do Currupira.
Longe do burburinho, os ateliês Luka Fagundes e Terra e Arte e o Espaço do Artesanato são ótimas opções de compras de artesanato.
Onde ir com toda família
Os hotéis fazenda são excelentes opções para famílias com crianças, além de hospedagem, oferecem inúmeras atividades para adultos e crianças. Tudo com muita interação com a natureza. É o caso do Campos dos Sonhos, Colina dos Sonhos, Floresta do lago, Parque Dos Sonhos, Portal do Sol, Village Montana e 7 Belo. Outros hotéis localizados mais perto do centro urbano, sem deixar de ter muito verde e com infraestrutura completa e muita diversão, são o Grínberg´s Village Hotel e Recanto da Cachoeira.
Adultos e crianças irão curtir uma volta ao passado no Centro Cultural Movimento, museu dedicado a motos, o tour pela produção de café da Fazenda 7 Senhoras, um filme no Cine Orlandi, cinema de rua com mais de 80 anos, ou um passeio no Circuito de Malhas Outlet, Feira Permanente de Malhas e Shopping Moda de Fábrica.
A família vai adorar um café da manhã no Rancho Pompéia, com “aquela” mesa farta, repleta de guloseimas com gostinho de infância. Para o almoço, a dica são lugares com muito espaço, como o Centro de Lazer Pitauá, o Pesqueiro dos Pereiras, Pesqueiro Nenê Oliani e o Rancho Margarida. Se a ideia é um buffet variado, o restaurante Sal e Pimenta é o lugar. No jantar, em clima descontraído, o restaurante D’Napoli.
Com produtos e guloseimas artesanais fabricados na região, os empórios Caipira, do Cristo, Mineirinha e Nono Alpi valem a visita.
No Parque Monjolinho e Mundaka Aventura vão encontrar atividades para todas as idades.
Vale checar dias e horários de funcionamento dos estabelecimentos e empresas durante o feriado prolongado.
Mais informações: www.socorro.tur.br
Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa
Foto destaque por: VGCOM – ASTUR – Shane Glen