Ícone do site Qual Viagem

Caravelas, na Bahia, é porta de entrada para Abrolhos

Foto: Joa Souza via Istock

O discreto charme da cidade e a simpatia de seus moradores fazem jus ao título de “Princesa dos Abrolhos”, que Caravelas ganhou ao longo dos anos. Distante cerca de 850 quilômetros de Salvador, possui vasto acervo natural que abriga as belas praias do Kitongo, Grauçá e Iemanjá, as ilhas da Cassumba e do Pontal do Sul, e o extenso manguezal.

A histórica cidadezinha baiana é a porta de entrada para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. De seu cais, emoldurado por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses, partem os barcos que levam ao arquipélago, considerado um dos melhores pontos do mundo para a prática do mergulho.

Foto: Joa Souza via Istock

Entre os atrativos culturais, destacam-se a Matriz de Santo Antônio, padroeiro da cidade, e a Igreja de Santa Efigênia, com raras imagens sacras, dos séculos XVII e XVIII, em estilo barroco português e espanhol.

As casas – construções coloniais neoclássicas, com fachadas em azulejos de Macau – datam do século XIX, período pleno na economia da cidade por conta do plantio de café e do intenso comércio no porto.

Foto: M via Istock

Dentre os endereços famosos, destaque para a Casa da Rua Barão do Rio Branco, da Praça Santo Antônio e da Praça Dr. Imbaçai, além dos chalés na Praia de Grauçá. A cidade é bastante conhecida e visitada pela proximidade com o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, distante 32 milhas náuticas.

Texto por: Eliria Buso

Foto destacada: Joa Souza via Istock

Comentários

Sair da versão mobile