Quem vai à Caraíva, pacata vila de pescadores localizada 70 km ao sul de Porto Seguro, no sul da Bahia, tem a impressão de que o tempo parou para apreciar a calma e a paz que reinam soberanas em meio à natureza. Logo na chegada, como cartão de boas-vindas, o visitante é saudado pela exuberância da paisagem que se descortina no pé da ladeira que dá acesso ao vilarejo. O Rio Caraíva de um lado, a pequena vila no meio e, ao fundo, a maior razão para ficar: a beleza estonteante do mar azul emoldurado de coqueirais.
A terra batida da estrada representa a garantia de que o local continuará preservado. Caraíva é o local ideal para quem deseja trocar a loucura da cidade grande por um pedaço do paraíso. A natureza é protagonista e a cada pôr do sol ou nascer da lua a paisagem se transforma em mais uma razão pra ficar. Por falar nisso, vale a pena contemplar as estrelas no céu de Caraíva para perceber a imensidão do universo.
O Rio Caraíva é muito importante para o vilarejo. Até a década de 1980, a ocupação do povoado se restringia às suas margens, que é praticamente a alma do lugar. Só é possível chegar ao distrito por meio de canoas remadas por nativos. Carros, ônibus e motos não entram nas ruelas de areia, ladeadas de árvores centenárias que realçam o clima bucólico da vila.
As praias oferecem um cenário de privacidade quase total. A beleza está além da imaginação. As areias salpicados de conchas, búzios e corais são um atrativo à parte. Alguns poucos restaurantes à beira-mar garantem a cerveja gelada ou então uma saborosa água de coco para abrir caminho para a riqueza da tradicional culinária baiana e seus temperos.
Os passeios de buggy são muito requisitados. Empresas especializadas oferecem o serviço, que permite ao turista conhecer a aldeia indígena de Barra Velha e a Ponta de Corumbau. Outra opção é fazer uma visita ao Monte Pascoal, primeiro pedaço de terra avistado pelas naus portuguesas. Um passeio de boia também está ao alcance do turista que aprecia atividades ao ar livre. É possível descer ou subir o Rio Caraíva e desfrutar de toda a natureza no entorno.
A chegada da noite não apaga o charme e os encantos de Caraíva. Restaurantes e bares são opções para uma noite romântica, com jantares simples ou requintados, mas sempre com muita personalidade. Para os apreciadores de um bom forró pé de serra, Caraíva é o local certo. Algumas das mais charmosas e conhecidas casas noturnas abrem suas portas e convidam para o “arrasta pé” ao som da sanfona, da zabumba e do triângulo.
É impossível ir à Caraíva e não se encantar com a mistura de rusticidade e sofisticação. É uma receita que cativa a todos que a visitam, ideal para quem quer sair do agito da cidade grande e repor as energias.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação