1 .440 km²: o imenso lago artificial criado em 1963 para a construção da primeira hidrelétrica de grande porte do Brasil equivale a quatro vezes o tamanho da Baía de Guanabara. Seu perímetro tem quase a metade da extensão de toda a costa brasileira.
Capitólio, a 275 quilômetros de Belo Horizonte, juntamente com mais 33 municípios, é contemplada com a maior extensão de água de Minas Gerais e uma das maiores do mundo. A cidade, porém, parece ter se destacado mais em relação ao turismo. Sobre as águas límpidas do Lago de Furnas, lanchas, chalanas e escunas atraem milhares de pescadores e visitantes de diversos lugares do mundo em busca de lazer e turismo.
O maior lago artificial de Minas Gerais foi criado em 1963, na região sul/sudoeste de Minas Gerais. Curiosamente, seu surgimento causou mudanças profundas não somente na paisagem regional, mas até mesmo no curso das águas. O rio Piumhi, antes afluente do rio Grande, passou a ser, depois da represa, do rio São Francisco.
As águas que antes corriam rumo ao sul, até o oceano Atlântico no rio da Prata, entre o Uruguai e a Argentina, passou a seguir o sentido inverso até desaguar no mar entre os estados de Sergipe e Alagoas, no nordeste do Brasil.
Também chamada de Rainha dos Lagos, Capitólio faz parte, juntamente com outras nove cidades vizinhas, do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e está entre os 17 destinos estratégicos para o mercado nacional.
Em 1988, a cidade criou em seu perímetro urbano a praia artificial Domingos Gonçalves Machado. A pequena via é banhada por quase 25 mil metros quadrados de águas do Rio Piumhi. No local há quadras poliesportiva, calçadão para caminhadas e amplo espaço para realização de festas e eventos.
As águas do lago penetram por fendas, contornam paredões em forma de cânions e levam a lindas cachoeiras. O lago concentra o maior número de embarcações do estado de Minas Gerais. Além dos navegantes, Capitólio também é muito apreciada por praticantes de trekking, mountain bike, cavalgadas, e motociclismo. Parte da cidade também faz parte da Serra da Canastra, outro grande atrativo turístico do município mineiro.
SERRA DA CANASTRA
Uma das grandes belezas naturais do Brasil, do Par – que Nacional da Serra da Canastra surgem nascentes que dão no Rio São Francisco. Antes, porém, elas correm 14 quilômetros em pequenos córregos e formam pelo caminho, além de piscinas naturais, a incrível Cachoeira Casca D’Anta, de 180 metros de altura. O parque é extremamente privilegiado em sua flora, onde se observa plantas nativas, flores de rara beleza e também sua fauna típica do serrado: animais silvestres como lobo guará, tamanduá bandeira, ambos ameaça – dos de extinção, além do tatu canastra, o veado campeiro, entre outros. Ao fim da trilha, o turista pode ainda contemplar do mirante a maravilhosa vista da região.
ESCARPAS DO LAGO
Condomínio de alto padrão localizado a poucos quilômetros do centro da cidade, o Escarpas do Lago é o grande referencial turístico da região. Ali está pre – sente uma das maiores marinas de água doce de Minas Gerais e um grande complexo de embarcações. O balneário tem como atrativo principal uma trilha de ida pelas montanhas, e na volta, pelo lago, a vista de mais de 20 cachoeiras, várias quedas d’água cristalinas e piscinas naturais. Admiradores de arquitetura também tem ótima visão de mansões e jardins do condomínio em passeios de lancha.
MORRO DO CHAPÉU
Há passeio ecológicos atraentes a partir de altas montanhas da cidade, como a do Morro do Chapéu, de 1.293 metros de altitude. A caminhada leva ao encontro de lajeados, nascentes de água límpida, chapadões e a belas muralhas de pedra construídas para delimitar propriedades no início do século. Do alto da montanha, num planalto com vegetação rasteira, uma linda cape – linha recebe turistas devotos de N. Sra. dos Desamparados. Do local se avistam ótimas paisagens do lago.
CACHOEIRA LAGOA AZUL
Próxima às margens da rodovia MG 050, sentido barragem, uma das mais formosas cachoeiras do município chama a atenção pela exuberante beleza, água cristalina e piscinas naturais de tons verde e azul. O complexo possuí vários pontos de banho. Há também restaurante no local e um ponto de partida de escunas e lanchas em direção aos cânions da represa de Furnas.
Serviço
COMO CHEGAR
ÔNIBUS: De Capitólio para: Piumhi: todos os dias – Sudoestino – 8h,10h30,13h,15h30,18h e 20h30 Furnas e Passos: todos os dias – Sudoestino – 6h35, 9h35, 11h45, 15h15, 17h15 e 19h15 Ribeirão Preto: todas as sextas-feiras – Viação União – 9h35 Belo Horizonte: todos os dias – Expresso Gardênia – 8h10, 18h10 e 1h São Paulo/Via Campinas: todos os dias – Viação União – 22h05 – Segunda a Sexta – 7h05
AVIÃO: LATAM, GOL e AZUL
INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
capitolio.mg.gov.br – (37) 3373-1499
Texto por: Pedro Teixeira
Foto destaque por ISTOCK.COM / JOLKESKY