Quem busca destinos exóticos para visitar tem no Cáucaso uma ótima opção. A região engloba parte da Rússia e três pequenos países europeus localizados entre o Mar Negro e o Mar Cáspio – Armênia, Azerbaijão e Geórgia, todos antigos membros da URSS. A capital deste último, Tbilisi, aparece como uma das cidades mais interessantes do Cáucaso, com uma rica mistura cultural.
É possível perceber facilmente as diversas influências que moldaram Tbilisi: há características soviéticas, além de outras turcas e até árabes. Há igrejas ortodoxas e católicas, sinagogas e mesquitas. Logo você vai perceber que está na fronteira entre a Europa e a Ásia, a meio caminho entre a Rússia, a Turquia e o Irã.
O perfil multicultural – e, às vezes, um tanto bagunçado – de Tbilisi é um de seus grandes charmes, tornando-a autêntica e bem singular. Além disso, é um destino bem economicamente acessível. Em um vale cercado por montanhas, a cidade foi fundada no século V e nomeada em homenagem às fontes termais encontradas ali (Tbilisi significa “quente”).
É imperdível visitar a Cidade Antiga, onde ruas estreitas abrigam casas tradicionais coloridas com sacadas e varandas e construções históricas, como as igrejas Metekhi, Sioni e Anchiskhati, sendo esta última a mais antiga da cidade. No alto de uma colina, o Forte Narikala, uma cidadela amuralhada persa, rende uma vista panorâmica para a cidade e é acessível por um teleférico que sai do Parque Rike. No centro histórico também ficam as termas, onde é possível se banhar em águas sulfurosas – por lá passaram nomes como Pushkin e Dumas.
Faça um passeio ao longo da Avenida Rustaveli, a principal via da cidade, que abriga a casa de ópera, palacetes, o Parlamento, museus de arte e história, cafés, lojas e restaurantes. Explore o mercado de pulgas perto da Dry Bridge para encontrar todo o tipo de relíquias históricas guardadas pelos habitantes da cidade. Tbilisi ainda surpreende com algumas construções modernas, como a Ponte da Paz, toda em vidro e aço, e o teatro no Parque Rike. Um pouco fora do centro, visite também a belíssima Catedral de Sameba.
Como chegar
Para chegar a Tbilisi é preciso pegar um voo saindo de São Paulo com pelo menos uma escala, que pode ser em Istambul (pela Turkish Airlines) ou em Doha (pela Qatar Airways), por exemplo.
Onde ficar
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / vvvita