Ícone do site Qual Viagem

Capitais apresentam atrativos durante a Copa

Sol, praias, florestas, grandes cidades, simpatia, música. O país do futebol terá a atenção de todo o planeta nos meses de junho e julho durante a Copa do Mundo. Enquanto a seleção de Felipão luta por mais um título, as 12 cidades-sede do torneio procuram conquistar mais visitantes por meio de seus encantos turísticos. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) estima que devido ao Mundial, o Brasil deverá receber 7 milhões de visitantes estrangeiros em 2014, um recorde. O órgão estatal projeta que esse ano os turistas de outros países movimentem cerca de US$ 9,2 bilhões, alta de 38,5% sobre 2012. Confira a seguir as capitais brasileiras que irão receber as partidas da Copa do Mundo e veja também os principais atrativos dessas cidades.

Rio de Janeiro – Maracanã

Uma das cidades mais conhecidas do mundo, a Cidade Maravilhosa reúne diversas atrações culturais e cartões postais consagrados internacionalmente como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, as praias de Copacabana e Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Parque do Flamengo, a Floresta Tijuca e o bairro boêmio da Lapa. Entre um jogo e outro vale a pena conhecer Angra dos Reis, Búzios, Arraial do Cabo, Petrópolis, Paraty, Penedo, entre outras cidades fluminenses.
Ícone do futebol mundial, o agora reformado estádio do Maracanã com capacidade reduzida para 76 mil lugares será o palco da grande final da Copa.

Jogos
Argentina x Bósnia (dia 15 de junho, às 19h)
Espanha x Chile (dia 18 de junho, às 19h)
Bélgica x Rússia (dia 22 de junho, às 19h)
Equador x França (dia 25 de junho, às 17h)

Porto Alegre

Multicultural e terra de intelectuais, vários artistas e políticos de lá marcaram o país.
A capital gaúcha tem vários centros culturais e livrarias.
Os parques são bastante frequentados, sendo ideais para tomar o tradicional chimarrão.
Há inúmeros atrativos como o Cais Mauá, o Mercado Público, a Usina do Gasômetro, o Parque Farroupilha, entre outros.
No Morro do Osso, há um mirante que oferece uma visão panorâmica da cidade, com visual encantador do pôr-do-sol sobre as águas do Guaíba.
O estádio que receberá as partidas da Copa será Beira- Rio, do Internacional.
A capacidade da arena é de 50.287 espectadores.

Jogos
França x Honduras (dia 15 de junho, às 16h)
Austrália x Holanda (dia 18 de junho, às 13h)
Coreia do Sul x Argélia (dia 22 de junho, às 16h)
Argentina x Nigéria (dia 25 de junho, às 13h)

Cuiabá – Arena Pantanal

Conhecida como “Cidade Verde” devido à grande concentração de áreas verdes, a cidade é um importante polo agropecuário do país. Cuiabá é porta de entrada de belas regiões turísticas como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal. Uma caminhada pelo Centro Histórico é bastante agradável. Outro destaque é o bairro Popular, com bares charmosos com grandes varandas e restaurantes. A Arena Panatal receberá as partidas do Mundial. O estádio terá capacidade para 42.968 espectadores.

Jogos
Chile x Austrália (dia 13 de junho, às 21h)
Rússia x Coreia do Sul (dia 17 de junho, às 18h)
Nigéria x Bósnia e Herzegovina (dia 21 de junho, às 18h)
Japão x Colômbia (dia 24 de junho, às 16h)

Salvador – Arena Fonte Nova

Uma das principais cidades brasileiras, reúne o presente e o passado em perfeita harmonia.
A capital baiana é conhecida por sua beleza natural, pela receptividade do povo e por sua orla de águas calmas e cristalinas. Sua principal atração é o Pelourinho, bairro histórico e tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.
O Elevador Lacerda é outro cartão-postal.
Sua gastronomia diversificada tem, entre outros, o famoso acarajé, o vatapá, bobó, moqueca e caruru. Tudo sempre perfumados pelo azeite-de-dendê.
Reconstruída, a Arena Fonte Nova tem 50 mil lugares e três anéis de arquibancada, além de 5 mil assentos provisórios.

Jogos
Espanha x Holanda (dia 13 de junho, às 19h)
Alemanha x Portugal (dia 16 de junho, às 13h)
Suíça x França (dia 20 de junho, às 17h)
Bósnia x Irã (dia 25 de junho, às 13h)

Belo Horizonte

Da beleza das áreas verdes ao planejamento urbano. Belo Horizonte tem se destacado no turismo de negócios, com milhares de visitantes. Porta para cidades históricas como Ouro Preto, Sabará e Mariana, a capital tem inúmeras atrações culturais e pontos interessantes, como a Serra do Curral, a Lagoa da Pampulha e o charmoso bairro Savassi. O palco das partidas do Mundial é a Arena Mineirão, que tem capacidade de 57.483 torcedores.

Jogos
Colômbia x Grécia (dia 14 de junho, às 13h)
Bélgica x Argélia (dia 17 de junho, às 13h)
Argentina x Irã (dia 21 de junho, às 13h)
Inglaterra x Costa Rica (dia 24 de junho, às 13h)

Brasília – Arena Brasília

Capital federal e tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a cidade tem aspecto futurista marcada pela arquitetura desenhada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Brasília conta com inúmeras atrações como a Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, a Ponte JK, a Catedral Metropolitana de Brasília e o Lago Paranoá. A Arena Brasília será o palco das disputas da Copa. A capacidade é de 68.009 torcedores.

Jogos
Suíça x Equador (dia 15 de junho, às 16h)
Colômbia x Costa do Marfim (dia 19 de junho, às 16h)
Brasil x Camarões (dia 23 de junho, às 16h)
Portugal x Gana (dia 26 de junho, às 16h)

Curitiba


Excelente planejamento urbano, com uma das melhores infraestruturas de transportes do país. A bela Curitiba tem incontáveis parques, grande concentração de áreas verdes e diversidade cultural, um resultado da imigração especialmente de alemães, italianos, ucranianos e poloneses no século XIX. Lugares impressionam os visitantes como a Ópera de Arame, o Parque Tanguá, o belo Jardim Botânico, entre outros. O palco das disputas da Copa será a Arena da Baixada, um dos mais modernos do Brasil. O estádio do Atlético Paranaense terá capacidade para 40 mil espectadores.

Jogos

Irã x Nigéria (16 de junho, às 16h)
Honduras x Equador (20 de junho, às 22h)
Espanha x Austrália (23 de junho, às 22h)
Argélia x Rússia (dia 26 de junho, às 22h)

Recife – Arena Pernambuco

Conhecida como Veneza Brasileira, a capital pernambucana é repleta de praias e história. Cortada por rios, canais e dezenas de pontes ligando seus bairros, apresenta diversos atrativos turísticos. Sua principal praia é a de Boa Viagem. No Recife Antigo estão igrejas, casarões coloniais e museus. Olinda, município vizinho, abriga um patrimônio histórico valioso, que reúne belas construções. Há também mirantes, galerias de arte, missas cantadas por monges e freiras (visite a capela de Frei Damião), além de um pôr do sol deslumbrante. Localizada em São Lourenço da Mata, a 19 km do Recife, a Arena Pernambuco tem 46 mil lugares e estacionamento para 6 mil carros.

Jogos

Costa do Marfim x Japão (dia 14 de junho, às 19h)
Itália x Costa Rica (dia 20 de junho, às 13h)
Croácia x México (dia 23 de junho, às 17h)
Estados Unidos x Alemanha (dia 26 de junho, às 13h)

Manaus

A capital do estado do Amazonas é o ponto de partida para passeios ecológicos na floresta Amazônica e a parques ecológicos, passeio de barco até o encontro dos rios Negro e Solimões. Conhecer os igarapés a bordo de uma canoa e uma visita às aldeias indígenas também devem fazer parte do roteiro de atrações. Turistas que preferem programas mais radicais terão a possibilidade de fazer um trekking na mata. Na cidade há um roteiro por diversos museus e prédios históricos e, entre eles, o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896. Os jogos serão realizados na Arena Amazonas que tem capacidade para receber 44.310 pessoas.

Jogos
Inglaterra x Itália (dia 14 de junho, às 22h)
Camarões x Croácia (dia 18 de junho, às 16h)
Estados Unidos x Portugal (dia 22 de junho, 16h)
Honduras x Suíça (dia 25 de junho às 17h)

Fortaleza – Arena Castelão

Um dos destinos turísticos mais concorridos do Nordeste brasileiro, se destaca pelas belezas do seu litoral. Entre as praias mais visitadas estão as de Iracema, Meireles e Mucuripe. Distante 11 km do centro, a Praia do Futuro tem diversas barracas que oferecem as típicas patinhas de caranguejo e o pargo assado no sal grosso. O roteiro de atrações inclui também prédios históricos como a Igreja de São Pedro, o Estoril, a Ponte Metálica e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A Arena Castelão tem 67 mil lugares, centro olímpico, piscina e ginásio multiuso, além de geração de energia eólica.

 

Jogos
Uruguai x Costa Rica (dia 14 de junho, às 16h)
Brasil x México (dia 17 de junho, às 16h)
Alemanha x Gana (dia 21 de junho, às 16h)
Grécia x Costa do Marfim (dia 24 de junho, às 17h)

 

Natal – Arena das Dunas

São cerca de 400 km de costa somando-se a capital potiguar e arredores. Tudo emoldurado por dunas, recifes, falésias e piscinas naturais. Entre os passeios imperdíveis estão visitas às rústicas vilas de pescadores, as lagoas de Jacumã e Pitangui, e passeios de bug e de dromedários pelas dunas de Genipabu. A praia mais procurada é Ponta Negra, onde está o famoso Morro do Careca. A cidade tem sol quase todos os dias do ano e, atualmente, passa por um grande crescimento demográfico e imobiliário. Vale conhecer o maior cajueiro do mundo e o Forte dos Reis Magos, construído no século 16. A Arena das Dunas com 45 mil assentos será o palco dos jogos do Mundial na cidade.

Jogos
México x Camarões (dia 13 de junho, às 13h)
Gana x Estados Unidos (dia 16 de junho, às 19h)
Japão x Grécia (dia 19 de junho, às 19h)
Itália x Uruguai (dia 24 de junho, às 13h)

Comentários

Sair da versão mobile