Durante o ano todo, o clima da Serra da Mantiqueira, a mais de 1.600 metros de altitude, faz de Campos do Jordão o destino favorito daqueles que gostam de um friozinho para degustar os sabores da cozinha da montanha, como fondue, chocolate quente, pinhão, vinho e o aconchego das lareiras. Carinhosamente apelidada de “Suíça Brasileira”, a cidade aguarda a invasão de paulistanos e turistas.
Oficialmente o mês de abril e o outono abrem a temporada da estância que culmina com a altíssima estação nas férias de Julho. As folhas secas do plátano, árvore abundante da cidade, importada do Canadá, espalhadas pelas ruas, e as construções em estilo enxaimel, compõem um cenário charmoso e diferente. A temporada outono- inverno é uma oportunidade dos paulistanos e turistas de outras localidades desfilarem pelas ruas de Campos do Jordão suas botas, casacos, gorros e cachecóis.
No município mais alto do Brasil, a temperatura a partir de junho pode cair facilmente abaixo de zero. Não faltam programas para aquecer os visitantes como fondue, chocolate quente, beber uma cerveja escura ou reunir-se com os amigos para bater perna pelas lojinhas e shoppings do bairro do Capivari. Para os baladeiros, as principais casas noturnas da capital abrem filiais temporárias para animar as noites frias e estreladas da cidade.
A arquitetura europeia convida a passeios nas ruas, praças, a pé ou de bicicleta pelas arborizadas ciclovias. Para quem gosta de turismo cultural pode deliciar-se visitando o Museu da Xilogravura, o Palácio Boa Vista, sede de inverno do governo de São Paulo, com sua bela coleção de arte brasileira e telas de Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. Quem prefere os passeios mais ecológicos encontra no Horto Florestal da cidade – o primeiro a ser criado no Brasil – a maior reserva natural de araucárias nativas do estado. Suas trilhas, lagos e áreas para piquenique fazem do local um passeio inesquecível. Outra atração turística bastante interessante é o Parque Amantikir, onde é possível meditar, caminhar pelos labirintos e trilhas, e praticar a observação de pássaros.
Do alto do Morro do Elefante, pode-se contemplar uma visão completa da cidade. O turista pode pegar o teleférico bem no centrinho de Capivari e fazer o percurso que atravessa o relevo montanhoso local. Outra opção é ir de automóvel. No Morro do Elefante há feira de artesanato permanente que comercializa produtos e souvenires, gorros e malhas de lã e chocolates. Um passeio barato e nostálgico é pegar o bondinho, apelidado de “camarão” que corta o eixo principal da cidade, e passa pelos mais tradicionais bairros da estância. Quem preferir um percurso mais longo pode tomar o trem para Santo Antônio do Pinhal e no caminho realizar fotos e filmagens impressionantes da Serra da Mantiqueira que abriga as duas cidades. De um ponto da estrada de ferro é possível observar mais de 10 cidades do Vale do Paraíba.
Onde ficar
Hotel Le Renard –lerenard.com.br
Pousada das Hortênsias – dashortensias.com.br
Onde comer
Família Parmegiana – O destaque são as quatro receitas a parmegiana (filé, frango, truta e berinjela) acompanhados de purê, arroz e fritas. 12 – 3663-6218
Gato Gordo – O menu inclui receitas preparadas com estilo. O destaque as berinjelas recheadas, assadas em forno a lenha. 12 – 36632973
La Gália – Oferece cortes bovinos importados e carnes de caça como javali e faisão. 12 – 36632993
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva e Eliria Buso
Foto destaque por Istock