A badalada cidade da Serra da Mantiqueira paulista ganha em setembro espaço que reúne natureza, gastronomia e as coisas da terra.
Campos do Jordão é uma das cidades mais glamorosas do Estado de São Paulo. Badalada, cercada pelas montanhas e árvores centenárias da Serra da Mantiqueira, colorida por flores e por gente bonita, tem ainda muitos points turísticos.
Mas, a cidade sempre inova e surpreende até mesmo a quem é seu frequentador assíduo e orgulha-se de a conhecer muito bem. A mais nova atração do município agora é o Parque da Terra, espaço que será inaugurado no dia 25 de setembro.
O parque é apenas mais um dos empreendimentos integrantes do Espaço Chão, um “cantinho” de 24 mil metros quadrados, repleto de verde e de ar puro, em Mellos, bairro rural localizado a aproximadamente 17 km de Capivari ou a 20 minutos de carro.
O Espaço Chão funciona dentro de uma grande estufa ao ar livre e abriga o Bar do Lago, hortas orgânicas, plantas ornamentais, armazém que vende produtos da região e o Restaurante Dona Chica na Horta, a segunda casa do chef Anderson Oliveira – a outra é o Dona Chica no Horto, que fica no Horto Florestal de Campos do Jordão.
Inaugurado este ano, o restaurante, além da excelente comida que serve, é motivo de orgulho e recebe carinho especial do chef Anderson Oliveira: “Nasci e fui criado pela minha família neste bairro”, recorda-se ele.
A casa foi criada a partir de uma parceria firmada entre ele e o botânico e paisagista Marcos e Ingrid, proprietários do Espaço Chão, que há oito anos se casaram dentro da estufa de plantas que havia no local. “Resolvemos unir o que cada um de nós tem de melhor: plantar e cozinhar”, resume Marcos.
O espaço foi se reinventando ao longo dos anos e hoje concilia gastronomia, agricultura, paisagismo, lazer e sustentabilidade. Para Oliveira, o lugar, além das boas recordações, oferece a possibilidade de ele poder utilizar ingredientes de produtores locais e, sobretudo, de ter legumes e hortaliças cultivados e colhidos ali mesmo para preparar os seus pratos autorais, num autêntico conceito do campo à mesa.
O resultado dessa fusão surge no cardápio do Dona Chica, em receitas típicas da região. São grelhados feitos na parrilla e novas criações veganas e vegetarianas que servem duas pessoas.
Caso da Paella da Montanha, com filés de truta, arroz preto Plagui (produzido na vizinha cidade de Pindamonhangaba), cogumelos, pinhão, ervilhas frescas e salada da horta cortesia. Ou ainda, do Cupim Assado, com a corne preparada em baixa temperatura e servido com creme de mandioca, farofa, arroz e feijão.
Para a sobremesa, o imperdível brigadeiro de capim-santo com sorvete de creme. Há, ainda, entradinhas, petiscos, sucos e drinques feitos com frutas, ervas e itens típicos da região, além de cervejas artesanais, caipirinhas, cachaças… O restaurante dispõe ainda de um menu preparado especialmente para as crianças e do Cãodarpio, cardápio desenvolvido pelo chef, com opções para os pets de raça, tanto grandes quanto pequenas.
O espaço, por sinal, dispõe de área para a diversão dos animais de estimação, além de outra destinada ao lazer da criançada. Ali também funciona o Bar do Lago, um ambiente do Dona Chica, com mesinhas com vista para o lago e onde são servidos drinques, porções e petiscos feitos com ingredientes do campo.
Conta ainda com um armazém que vende produtos regionais, como café, azeites, queijos, geleias, cervejas e hortaliças e plantas de diferentes espécies. Nos fins de semana promove a Feira de Orgânicos.
O parque
Projeto do casal Marcos e Ingrid e do chef Anderson Oliveira para aprofundar a conexão entre os visitantes e o Espaço Chão, o Parque da Terra será inaugurado no dia 23, quando exibirá um mix de jardins, culturas agrícolas sazonais, floresta, áreas para contemplação, trilhas e parques, revelando em seu grande jardim curiosidades sobre como as coisas nascem.
Disporá ainda uma área para a realização de eventos de celebração e corporativos, com todo o apoio logístico do restaurante e da infraestrutura local.
“A ideia é oferecer ao visitante um dia inteiro de convívio com a natureza, com várias opções de lazer, onde ele poderá relaxar, caminhar e saborear um almoço típico regional, com liberdade para as crianças e seus animais de estimação” explica Anderson.
“Desejávamos promover um diálogo entre o paisagismo e a agricultura trazendo um jardim repleto de curiosidades“, acrescenta Marcos. Para ele, o parque significa ao mesmo tempo a realização de um sonho e a gratidão a todos que o antecederam e o ensinaram, desde criança, o valor da terra, do chão.
Artesanais
Outra novidade para quem faz um tempo que não vai a Campos do Jordão e só conhece a Baden, Baden são as cervejarias artesanais. A cidade que conta com água de excelente qualidade – ingrediente fundamental para o preparo da bebida – e cada vez mais vem testemunhando a multiplicação de microcervejarias em seu solo. Os rótulos produzidos por essas pequeninas empresas podem ser degustados no Dona Chica e em vários bares e restaurantes locais.
Gard, Caras de Malte, Vemaguet67 e Vivaah são algumas dessas cervejarias artesanais. Nelas, em uma visitação é possível saborear as diferentes versões que produzem, das mais encorpadas às mais suaves e de sabores diferenciados. As visitas devem ser preferencialmente agendadas e costumam oferecer informações sobre todo processo de produção, além de degustação de cervejas e chopes.
SERVIÇO
Restaurante Dona Chica na Horta, Espaço Chão, Bar do Lago e Parque da Terra: Rua Elídio Gonçalves da Silva, 800, Bairro dos Mellos, Campos do Jordão (SP). Funciona de terça a domingo das 10h às 17h. E estacionamento gratuito e para o acesso ao parque é cobrada taxa de visitação. Informações: @donachicanahorta e @espaço_chao.
Cervejaria de Malte: Av. Pedro Paulo, 1.500, Descansópolis (Estrada do Horto Florestal), Campos do Jordão (SP), tel. (12) 3662-2530.
Restaurante CozinhaVivaah: O restaurante oferece pratos da culinária nacional com pitadas da gastronomia europeia, que podem ser regados com as cervejas artesanais que produz. Rua Dr. Dorival Rodrigues, 410, Recanto das Araucárias, tel./Whatsaap (12) 99219-4053. Site cozinhavivaah.com.br.
Cervejaria Gard: abraçada pela vegetação e o ar puro da Mantiqueira, a microcervejaria está instalada em uma fazenda e produz versões artesanais que podem ser saboreadas em harmonia com os pratos oferecidos no cardápio de seu bar.
Entre os tipos fabricados pela Gard estão a Boh (lagger), a Tmavé (lê-se Timavé e em tcheco quer dizer cerveja escura) e a best Bitter inglesa que é mais leve e a Ipa norte-americana. Av. Pedro Paulo, s/n°, Horto Florestal, Campos do Jordão (SP), e-mail: contato@gardcervejaria.com.br, Facebook: @gardcervejaria.
Vemaguet67 Microcervejaria e Choperia: A casa serve fondues, pratos alemães, pizzas e bufê no fogão a lenha, além de cervejas artesanais que produz. Av. Dr. Vítor Godinho, 206, Vila Capivari, Campos do Jordão (SP), tel. (12) 36634532.
Texto por: Fabíola Musarra
Foto destaque por: Divulgação