Já imaginou faz uma das trilhas mais perigosas do mundo? Na Espanha, o Caminito del Rey já esteve nesse ranking por muitos anos, e hoje, com toda a segurança necessária, é uma das atrações mais emblemáticas da região da Andaluzia. Situada a cerca de uma hora de Málaga, a trilha original foi construída por trabalhadores das barragens no desfiladeiro de Gaitanes, em El Chorro, entre os anos de 1903 e 1905.
O caminho, que funcionava principalmente como acesso dos trabalhadores, passou a chamar a atenção de visitantes a partir de 1921, quando o então reio Afonso XIII fez sua inauguração oficial. O que antes era importante apenas pela geração da energia passou, então, a ser conhecido também pelo exuberante cenário que criou, com uma trilha de cimento construída em muralhas de até 400 metros de altura de onde era possível admirar do alto o desfiladeiro e a represa que se forma lá embaixo.
Depois do auge, o Caminito entrou em desuso e acabou se deteriorando. Nos anos 1990, inclusive, foi palco de alguns acidentes por conta de aventureiros que tentavam fazer a trilha sem nenhuma estrutura de segurança. “Íngreme, perigoso, porém fabuloso”, era como os visitantes chamavam o lugar.
Em 2015, depois de uma grande reformulação, o Caminito del Rey foi reaberto, oferecendo um passeio diferente e totalmente seguro aos turistas. São 3,3 quilômetros de caminhada, saindo do norte, Ardales, até Álora por uma passarela (com chão vazado) construída logo acima da original, passando por partes com até 100 metros de altura.
Para chegar até lá, a dica é sair de Málaga, de carro ou trem, parar no estacionamento do parque ao lado do desfiladeiro e, de lá, seguir de ônibus até o começo da trilha. Os bilhetes para o passeio devem ser adquiridos antecipadamente no site: reservas.caminitodelrey.info
Os mais aventureiros encontram ainda outras atividades como mountain bike e escalada para curitr o vilarejo de El Chorro.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por IStock/ kiko_jimenez