Aventureiros e aqueles que querem ter uma conexão direta com a natureza acabam de ganhar um dos roteiros mais importantes para o ecoturismo brasileiro: o Caminho da Bocaina. Trata-se de uma peregrinação na natureza com 92 km de extensão integrando as cidades do Vale Histórico Paulista no sentido oeste-leste. O percurso começa em Silveiras e acaba em Bananal, no extremo do estado de São Paulo na divisa com o Rio de Janeiro, passando por Areias, São José do Barreiro e Arapeí, todas elas interligadas pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina, o maior da região Sudeste.
A pequena cidade de São José do Barreiro é o portal do Parque Nacional da Serra da Bocaina, que possui 104 mil hectares e é uma das maiores áreas protegidas de mata atlântica do Brasil. É nele que está o maior pico de São Paulo, o Pico Tira Chapéu, localizado a 2.088 metros e de onde é possível avistar as cidades do Vale do Paraíba, toda cordilheira da Serra da Mantiqueira e a baía de Paraty.
E mais, o parque possui uma das maiores biodiversidades onde vale a observação de toda sua flora e fauna. É o local onde se podem ver os famosos cogumelos azul e vermelho. Estima-se que 60% da vegetação é composta por mata nativa e o restante foi regenerada há 30 anos. Cerca de 300 espécies de pássaros foram registradas e a mata é ainda habitat de várias espécies de cobras e insetos, além de macacos, tatus e onças.
O Caminho da Bocaina – Uma Peregrinação na Natureza será organizado pelo Instituto Natureza e poderá ser feito a pé (percurso de cinco dias) ou de bicicleta (três dias) de uma extremidade a outra na Serra da Bocaina. A peregrinação também foi pensada para o treinamento de pessoas que vão percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.
Mais informações em: saojosedobarreiro.sp.gov.br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação