Maior arquipélago do mundo, a Indonésia impressiona por sua riqueza natural e diversidade cultural e possui cenários incríveis e únicos no mundo. Um dos lugares mais curiosos com certeza é a Ilha de Komodo, famosa por ser o habitat do dragão de Komodo, o maior lagarto da Terra, que pode atingir mais de três metros de comprimento.
Esses incríveis animais, semelhantes a dinossauros, são protegidos pelo Parque Nacional de Komodo – quase um Jurassic Park da vida real. A vila de pescadores Labuhanbajo, na ilha vizinha em Sonda Oriental, serve como base para os turistas que decidem se aventurar por Komodo. A pequena cidade também é ponto de partida dos barcos que levam os visitantes até a famosa ilha.
Só é possível visitar o Parque Nacional acompanhado de um guia especializado, que fará diversas recomendações sobre como as pessoas devem se comportar na ilha para evitar ataques inesperados dos dragões de Komodo. Fotos são permitidas, mas não chegue muito perto desses répteis, que chegam a pesar 100 kg, além de ter enormes garras e uma mordida que pode ser fatal, graças à grande quantidade de bactérias em sua saliva.
O entorno do parque possui paisagens de muita beleza. As ilhas próximas à Komodo contam com lindas praias banhadas por um mar límpido e raso, ideal para realizar snorkel e mergulho. Além dos dragões de Komodo, o Parque Nacional também visa proteger as espécies marinhas da região.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque: iStock / kjorgen