Arapeí teve sua origem ainda na época das Capitanias Hereditárias, mas foi durante o ciclo cafeeiro que o pequenino município teve o seu maior apogeu. Nessa época a cidade teve participação relevante na região. Passada a época de glórias, os seus moradores souberam preservar sua arquitetura. Com isto acabou ganhando a admiração de todos aqueles que passam por suas terras. A cidade permanece viva com sua beleza natural e arquitetura preservada.
Há muitos pontos turísticos que podem ser visitados e fotografados, como: O Balneário Monte Alegre, caminhadas ecológicas, banhos em cachoeiras, as, Caxambu Monte Alegre, São Luiz e Loanda, as praias naturais, a Floresta do Pinho, a Pedra do Pão de Açúcar, e a Serra da Glória com as suas exuberantes cachoeiras, corredeiras e cascatas. Uma comemoração tradicional da cidade é a festa de Santa Maria Goretti, realizada anualmente no mês de agosto.
Um programa imperdível é um passeio na Caverna de Alambary. Este local possui lindas piscinas naturais e, está localizado na Serra da Bocaina. A Caverna de Alambary contém estalactites e estagmitites por toda parte, e um grande córrego de águas cristalinas que corta toda caverna, dando um tom exótico no lugar. No local boas pousadas e ótimos restaurantes e uma excelente opção para um passeio ecológico em família.
Onde ficar
Onde Comer
Mais informações
http://www.arapei.sp.gov.br/turismo.php
Texto por Cláudio Oliva
Foto destaque por Ken Chu