logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cachoeiras, “Mar de Montanhas” e tradição Finlandesa entre Rio e São Paulo | Qual Viagem Logo

Cachoeiras, “Mar de Montanhas” e tradição Finlandesa entre Rio e São Paulo

5 de setembro de 2018

Os turistas que tem o privilégio de visitar esta rota no eixo São Paulo – Rio de Janeiro vão se surpreender. O Pico das Agulhas Negras que está  localizado no Parque Nacional do Itatiaia é uma referência da riqueza serrana das montanhas do estado Rio de Janeiro. São inúmeras opções de turismo ecológico, histórico e de aventura, fica difícil saber por onde começar o seu roteiro.

Uma boa escolha é explorar os encantos da hidrografia local, que esconde belíssimas atrações naturais, como : piscinas de águas cristalinas e cachoeiras de rara beleza. Outra dica é curtir, em meio às paisagens da Mata Atlântica, esportes de aventura como “mountain bike“, “rapel”, canyoning, voo livre e montanhismo.

Foto via iStock/ Brunomartinsimagens

Foto via iStock/ Brunomartinsimagens

Essa região é  berço de preservação ambiental, possibilitando encontros com raras espécimes da fauna silvestres, como: saíra, suçuarana, lontra e jaguatirica entre outros animais que estão quase em extinção.

Itatiaia (“pedra cheia de pontas” em tupi-guarani) é um pequena cidade do interior fluminense localizado na divisa dos estados do RJ e MG, no coração da Serra da Mantiqueira. Lá, o visitante encontra um verdadeiro “mar de montanhas“ com locais para a prática de escalada e cachoeiras de tirar o fôlego. Além do Parque Nacional, Itatiaia conta com outros pontos turísticos, como a Usina Hidrelétrica do Funil, o parque é dividido em duas partes, a alta (onde encontramos montanhas, destacando-se o Pico das Agulhas Negras) e a baixa (predominância de cachoeiras ideais para banho). As principais atrações da parte alta são: Pico das Agulhas Negras, Prateleiras,  a Cachoeira Véu de Noiva, o Mirante Último Adeus, a Cachoeira Poranga, a Cachoeira Pitu, e a do Caldeirão.

Foto por Istock/ jantroyka

Foto por Istock/ jantroyka

Já Penedo, preserva uma das únicas colônias finlandesas do Brasil e oferece um variado centro de artesanato, constituindo-se numa atração permanente. Comidas típicas, danças, música, vestimentas e parte do folclore finlandês são sempre apresentados aos turistas, principalmente nos finais de semana.

As vilas de Maromba e Maringá, na região de Visconde de Mauá, estão localizadas no Vale do Rio Preto, na divisa dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. A região oferece boa rede hoteleira e variada gastronomia. Uma dica de hospedagem é a Pousada Céu Aberto.

Foto por Demétrio César Xavier

Foto por Demétrio César Xavier

A partir de setembro, as águas das cachoeiras ficam mais quentes e até o início de dezembro você pode conferir o espetáculo das borboletas, que semanalmente colorem os campos locais, com cores e formas variadas.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por istock/ Celli07

Comentários