A Serra de Ibiapaba, no Ceará, é um destino onde se encontra ar puro, cachoeiras, nascentes, bicas, mirantes naturais, fauna rica, flora exuberante e esportes de aventura. A chapada da Ibiapaba, também conhecida como Serra Grande, e Cuesta da Ibiapaba, é uma região montanhosa que se localiza no norte do estado do Ceará, nas divisas dos estados do Ceara e Piauí.
Formada pelos municípios de Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá e Ipu, a região representa a beleza da vegetação tropical por conta da Reserva de Mata Atlântica.
O Parque Nacional de Ubajara é um passeio obrigatório para quem visita a região. As trilhas sinalizadas e, principalmente, a Gruta de Ubajara encantam o turista. A partir do teleférico que conduz o visitante do mirante à entrada da gruta, numa travessia a 535 metros de altura, é possível deparar-se com uma maravilhosa vista panorâmica da encosta da serra.
Criado em 1959 para preservar a famosa gruta e também a fauna e flora dos ecossistemas de caatinga e mata úmida que formam um ambiente de transição na Serra da Ibiapaba, o parque conta com morcegos (na gruta), grupos do mico-estrela e do macaco-prego, cotias, tamanduás, tatus, e várias espécies de serpentes.
Outro grupo com grande variedade de espécies é o das aves, com espécies como gavião-casaca-de-couro, cara-cará, acauã, quiri-quiri, e urubu-rei. Há ainda grande quantidade de répteis, como iguana, teiú e cobra coral verdadeira.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque Divulgação Setur/ CE