Ícone do site Qual Viagem

Cachoeiras, águas medicinais e parques naturais em Santo Antônio do Pinhal

Fora da atmosfera europeia de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal preserva o ar interiorano, além de ser bem mais tranquila e muito menos explorada do que a vizinha. A cidadezinha tem uma paisagem típica da Serra da Mantiqueira, clima de montanha e oferece algumas pousadas bucólicas, como o Rancho Zig Zag. A 2h20 da capital paulista, em Santo Antônio do Pinhal a família poderá relaxar contemplando de maneira aberta e segura a natureza e uma paisagem pra lá de especial.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

O município abriga o Pico Agudo, uma das mais belas elevações do estado de São Paulo, sendo considerado um dos principais lugares para prática do voo livre na região. Para quem gosta de caminhar, a pedida é uma visita ao Mirante Nossa Senhora e ao Morro do Cruzeiro, além de um banho refrescante nas cachoeiras do Cassununga e do Lageado. Ambas são lindíssimas, com águas transparentes e geladinhas. As quedas mais parecem um véu de noiva.

Foto por iStock / Anderson Matos

Outra dica é visitar os famosos ateliês. Vá até o centro de informações turísticas e peça o mapa do Circuito Caminho das Artes. Com ele fica mais fácil montar um roteiro que pode ir das cerâmicas aos móveis design.

Foto por iStock / Leonidas Santana

A cidade também é conhecida por suas fontes de água com propriedades medicinais, como a Fonte Santo Antônio (águas radioativas), a Fonte Santo Estevam (ferruginosas) e a Fonte São Geraldo (magnesiana).

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Uma outra atração interessante é fazer uma visita ao Jardim dos Pinhais, um parque com 97% de área livre e verde que reúne oito jardins temáticos, com espécies de diversos países. No canadense, o encanto fica por conta do tapete de flores, enquanto que o japonês tem pontes vermelhas, bambus e peixes ornamentais no lago. Um guia acompanha o passeio que termina nas bromélias gigantes do jardim tropical.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Outros jardins ornamentais, como o Italiano, o Montanhês, o Desértico, o Jardim das Bolhas e o dos Beija Flores, completam o passeio num circuito que dura aproximadamente 1h30 de caminhada com cenários mágicos em meio à exuberante mata preservada. No final de setembro deve ser inaugurado mais um jardim, que abrigará dinossauros e figuras imensas que habitaram nossa terra em tempos remotos. Entrada a partir de R$ 32,00 por pessoa. No momento, os turistas são orientados a fazer o passeio sem o guia por conta das restrições ao novo coronavírus.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Faça também o tour de quadriciclo e complete seu passeio visitando a lojinha de conveniência com produtos exclusivos. Outra atração é a trilha pelo bosque de araucárias que leva a um mirante com vista para a Pedra do Baú.

Descanso e natureza no Rancho Zig Zag

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Santo Antônio do Pinhal tem pousadas para todos os gostos e bolsos. Muitas delas não aceitam crianças. Mas como o momento da pandemia está sendo muito difícil, o gostoso é encontrar um local prazeroso para viver dias de lazer junto à natureza. Para reunir a família, o Rancho Zig Zag tem uma proposta rústica, rural e ecológica, cercada de abundante natureza e localizada no bairro rural do Lageado. São chalés rústicos equipados com lareira e TV a cabo. O café da manhã é servido fresquinho, com pães, bolos e geleias variadas, sucos naturais e chocolate quente, tudo feito ali diariamente. Os ovos mexidos ou fritos vêm do galinheiro. O empreendimento é ideal para aliviar o stress e ampliar o contato com a natureza.

Os hóspedes podem desfrutar de pesca esportiva no lago, acesso ao rio, horta orgânica, área para piquenique, casinha na árvore, redes para descanso, piscinas e bicicletas para usar pelo bairro do Lageado, que tem paisagens europeias, além de trilhas incríveis e banho cachoeira. À noite, fogueira para assar marshmallows e contemplar as estrelas.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

A gastronomia é um capítulo à parte. A cozinha é comandada pela chef Jucélia Costa Manso, e no cardápio estão massas frescas, como o talharim preparado na hora e cortado manualmente, com molhos de tomate, quatro queijos e shitake, que é cultivado ali mesmo, além de lasanhas em opções à bolonhesa, de brócolis e vegana, preparada em massa artesanal 100% integral e sem ovos.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Há também trutas com variados molhos e acompanhamentos e carnes feitas por 12h em forno a lenha, como a costela no bafo, carro chefe do cardápio. Esta última é servida numa versão diferente, empratada com tomates recheados e assados para acompanhar. Enquanto tudo vai sendo preparado, você pode pedir deliciosas brusquetas feitas em pão rústico de grãos. A criatividade é o ponto crucial do trabalho de Ju, como a chef é conhecida. Quanto às surpreendentes sobremesas, uma das mais pedidas é o Romeu e Julieta, um sorvete feito com cinco queijos da região e calda de goiabada cascão, além do Vanilla Coffee, doce de leite e paçoca, além de maravilhosos crepes.

As diárias saem a partir de R$ 350,00 o chalé para três pessoas, com café da manhã.

Mais informações em: ranchozigzag.com.br / pt-br.facebook.com/ranchozigzagcamposdojordaosp / (12) 99628-6963

SERVIÇO

Jardins dos Pinhais Ecco Parque: pt-br.facebook.com/JardimDosPinhaisEccoParque / (12) 99167-5619

Como chegar

Santo Antônio do Pinhal fica a 170 km da cidade de São Paulo. De carro, siga pela Rodovia Ayrton Senna-Carvalho Pinto (SP-070) até Caçapava, e depois pela Rodovia Monteiro Lobato (SP-050). De ônibus, a opção é a Viação Pássaro Marron (passaromarron.com.br / 0800-2853047). Os ônibus partem do Terminal Rodoviário do Tietê (São Paulo).

Onde ficar

Pousada Highland: pousadahighland.com.br

Rancho Zig Zag: ranchozigzag.com.br

Pousada Champagny: champagny.com.br

Onde comer

Canto da Gula: cantodagula.com.br

Rancho Zig Zag: ranchozigzag.com.br

Donna Pinha: donnapinha.com.br

Mais informações: santoantoniodopinhal.sp.gov.br

Texto e foto destaque por: Cláudio Lacerda Oliva

Comentários

Sair da versão mobile