Criada no período colonial do Brasil, a partir da destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado, a cachaça se tornou um dos maiores símbolos brasileiros. Além de harmonizar com diversos pratos, a bebida é o elemento principal da caipirinha.
Hoje, a cachaça faz parte Patrimônio Histórico e Cultural do país e contribui como atração de diversos pontos turísticos. Na região do Vale do Café, no Rio de Janeiro, o principal local é a Cachaçaria Werneck, que leva o nome do município de Rio das Flores para diversos cantos do país e até mesmo para fora dele, através de premiações nacionais e internacionais.
A família Werneck tem estado no Brasil há mais de três séculos e foi nessa parte do Rio de Janeiro que se estabeleceram e criaram raízes. Com a ideia de resgatar as origens familiares, o casal Cilene e Eli Werneck idealizou um projeto sustentável, após adquirir um terreno na cidade, onde hoje é o Sítio Werneck.
Juntos, eles iniciaram uma recuperação da Mata Atlântica em 50% de seu território e implantaram um manejo orgânico de cana, milho, feijão, legumes e frutas variadas. A partir disso, introduziram uma destilaria. Com cerca de 10 a 12 mil litros produzidos anualmente, através da receita de Cilene e da análise sensorial de Eli, a Cachaçaria Werneck tem se consolidado como uma das melhores marcas de destilados e continua com o enfoque na qualidade do produto.
As visitas são gratuitas e acompanhadas por Eli, que faz questão de mostrar todas as etapas de preparo das bebidas e ainda serve seus visitantes com seus melhores destilados.
Mais Informações: www.cachacawerneck.com.br
Textos e Imagens por Carolina Berlato