A mais recente geração de aviões da Airbus, o A350 XWB, ajuda a minimizar os efeitos de uma reclamação frequente dos viajantes: o jet lag. Designers e engenheiros da Airbus se concentram em quatro pilares das cabines Airspace (conforto, ambientação, serviços e design) para melhorar a experiência dos passageiros.
O jet lag é definido como cansaço extremo e outros efeitos físicos sentidos por uma pessoa depois de um longo voo, atravessando vários fusos horários. Algumas pessoas têm sua própria solução para evita-lo, mas a Airbus pretende minimizar o cansaço de cada passageiro do A350 XWB por meio de uma combinação de avanços.
O A350 XWB conta com uma cabine extralarga de 5,6 metros projetada especialmente para o conforto ideal nas viagens em todas as classes de serviço. Isso permite uma largura confortável de assento de 45 cm como padrão na classe econômica, oferecendo mais espaço para mudar de posição e menos restrições ao passageiro. A amplitude é ainda melhor nas classes premium. Há também mais espaço no nível do ombro por conta das paredes laterais retas.
O espaço funcional também aumenta com os módulos de entretenimento a bordo discretamente integrados, com cabos que correm sob o piso completamente liso – não há mais calombos no carpete nem caixas sob os assentos interferindo no espaço para as pernas. A altitude reduzida de cabine, simulando um ambiente de não mais que seis mil pés em altitude de cruzeiro, significa mais oxigênio e mais bem-estar para passageiros e tripulação.
Há até oito zonas de controle de temperatura para os passageiros e outras quatro para a tripulação, permitindo um alto grau de controle para garantir o conforto de todos a bordo. O ar na cabine sem corrente é completamente trocado a cada dois ou três minutos, por meio de um sistema otimizado de ventilação lateral e no teto. Além disso, no A350 XWB o ar externo é filtrado para remover 99,99% de todos os compostos orgânicos voláteis, odores e ozônio do ar fresco que entra na cabine.
A cabine de um A350 XWB é pelo menos quatro decibéis mais silenciosa do que as de aeronaves concorrentes e até oito decibéis mais silenciosa na parte dianteira, o que facilita relaxar sem a necessidade de fones ou tampões de ouvido. Um sistema de iluminação em LED permite 16,7 milhões de combinações diferentes de luzes por meio de até 10 mil unidades controláveis individualmente. Até 24 cenários de iluminação personalizáveis e dinâmicos permitem que o ambiente de cabine simule momentos diferentes do dia e que os passageiros se acostumem mais rapidamente com as mudanças de horário.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação / Airbus