Um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, a charmosa cidade de Búzios, na Região do Lagos, no Rio de Janeiro, sempre tem uma boa novidade. A tradição de sempre ser notícia, vem de décadas. Búzios foi o local escolhido pela atriz Brigitte Bardot, para ser seu cantinho brasileiro nos anos 60. Sua breve morada no balneário serviu para que ele ficasse mundialmente conhecido. Hoje, ela segue por lá, eternizada em uma escultura que fica no local batizado com seu sobrenome, inclusive: a Orla Bardot.
Agora, a mesma Orla Bardot tem mais um ponto turístico com título oficial. O suntuoso e imponente casarão colonial à beira da Praia dos Ossos, onde há mais de dois anos funciona o restaurante Juscelino e já foi a residência oficial de veraneio do ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek (1902-1976), agora figura na seleta lista de patrimônio cultural e material do Estado do Rio de Janeiro. Nos anos 50 e 60, era para lá que JK partia, quando procurava um pouco de tranquilidade e paz. O clima aprazível e o belo pôr-do-sol que sempre se exibe ali, continuam os mesmos.
Especializado em frutos do mar, o restaurante Juscelino já tem destaque entre as opções da alta gastronomia fluminense. O espaço, aconchegante e sofisticado, é comandado pelo empresário Augusto Pompa e sua esposa, Milene Copello. Quando comprou a casa, Pompa fez questão de preservar a História e guardar algumas lembranças da época em que teve JK como morador.
O charme da arquitetura do século XVIII, continua visível. O local tem características originais como a varanda, o salão e até a suíte onde o ex-presidente se hospedava. Bem em frente ao restaurante Juscelino, está uma escultura, que tem sorriso no rosto e um semblante leve e feliz, parecido com o das pessoas que circulam por ali.
O título de patrimônio cultural e material do Estado do Rio de Janeiro concedido ao restaurante Juscelino, foi entregue no próprio local, na noite de sábado, 15, quando Augusto Pompa comemorou seus 50 anos.
Já tem 18 anos que o empresário – que é cearense de certidão e baiano de coração e vida – escolheu Búzios para ser sua casa. Com alma de empreendedor, logo se desenvolveu na cidade com boas contribuições ao comércio, o setor imobiliário e o empreendedorismo local. Neste tempo, sempre esteve ligado a movimentos que fomentaram o comércio e o setor imobiliário buziano e incentivou o empreendedorismo local, através da oferta de cursos gratuitos em áreas específicas de empregabilidade.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto por: Agência Propagbem