Situada no sudeste da Coréia do Sul, Busan é a segunda maior cidade do país, com cerca de 4 milhões de habitantes. Com o clima leve, sem temperaturas muito elevadas ou baixas, os melhores meses para se viajar para lá são o de abril e maio, no verão, ou setembro e outubro, no outono, quando a época de ventos sazonais já passou.
Conhecida como “Cidade Internacional” e “Cidade do Futuro”, é fácil entender os motivos de ser chamada assim. Com tantas conexões culturais, é possível encontrar um pouco de cada canto do mundo pelas ruas. Bares alemães, casas de churrasco brasileiro, ruas que remetem a Shangai, e muitas outras características de outros países orientais e ocidentais.
Destinos diferentes e para agradar a todos os gostos não faltam em Busan. Desde montanhas e praias à mercados noturnos e barraquinhas de comida pela rua, é possível se divertir sem igual pela cidade.
Montanhas
A montanha de Jangsan fica próxima a Haeundae. Do topo da montanha é possível ter uma bela visão da cidade. Quem não quiser fazer o hiking até o ponto mais alto, consegue aproveitar o local de outras formas. Existem diversas estátuas de Buda para apreciar, máquinas de exercício pelo meio do caminho, água natural das fontes e cachoeiras para observar.
Outro ponto para conhecer, é a montanha de Hwangyeongsan, de onde se é possível ter uma vista noturna incrível da cidade. Dá para ver as pontes Gwangan, Nandang e a praia de Haeundae. Para subir a noite na montanha, não há transporte público, mas você ir de carro ou a pé, o local é bem movimentado e cheio de turistas.
Praias
Haeundae
A mais famosa da Coréia, é conhecida por suas fontes termais. Fica movimentada durante o ano inteiro e, mesmo nas épocas mais frias, é possível encontrar pessoas caminhando pela costa, ou empinando pipa. Também é cenário de vários casamentos e aniversários. Durante a noite, várias barraquinhas de comida são montadas no calçadão, fazendo com que seja irresistível deixar o lugar.
Gwangalli
Areia fina e água quentinha são as principais características dessa praia. É a mais badalada de Busan, sendo palco de shows e festivais durante o ano. Na parte mais ao sul, em Namcheon-dong, ocorre anualmente o “Cherry Blossom Tree Festival”, onde acontecem jogos tradicionais coreanos e concursos infantis. Ao redor da praia, existem vários barzinhos para curtir, e a noite, é possível ter uma bela visão da ponte Gwang – a segunda maior do país depois de Incheon– que é iluminada por luzes de led colorida.
Mercados e Gastronomia
Jagalchi Market
Centrado perto do porto de Nampo, é o maior mercado de frutos do mar, frescos e secos do país. Predominantemente circulado com vendedoras mulheres, as “ahjummas jagalchi”, são especialistas em cortes e preparação de peixes. Além de saberem vender e pechinchar de forma única. E mesmo não curtindo frutos do mar, a visita pelo mercado por si só é uma experiência incrível. São barracas diversificadas e muitas delas oferecem degustação.
Caso queira degustar a comida coreana, próximo ao mercado de Shindonga, existem muitos restaurantes com comidas típicas. A área principal, é composta por várias barracas de comida, que servem frutos do mar e cozidos. Não deixe de provar o Ttteokkbokki, a comida mais popular vendida em barraquinhas. São bolinhos de arroz e podem ser pedidos mais apimentados ou não.
O restaurante Songjung, é especialista em comida tradicional coreana, sua sopa de porco com arroz é uma das mais procuradas e ideal para comer no frio. Outra opção, são os hotteoks, as panquecas coreanas, feitas com sementes, mel, canela e amendoim.
Onde ficar
Texto por: Carolina Berlato
Imagem Destacada por: iStock/ SeanPavonePhoto