As festas juninas da capital maranhense são únicas e muito diversificadas, já que expressam as influências das culturas africana, indígena e portuguesa. O grande destaque do São João de São Luís, por exemplo, é o bumba-meu-boi, ao invés do forró. Essa é uma tradição que vem desde o século XVIII. Para abrir os festejos, acontece uma encenação, com fantasias elaboradas e muita música de matracas e zabumbas, que conta a história folclórica do tradicional bumba-meu-boi. É uma mistura que engloba a música, a dança e o teatro.
Os turistas também tem a oportunidade de curtir diversos ritmos e danças diferentes, como o lelê, o cacuriá, a dança das fitas, o tambor de crioula, o carimbo, a dança do coco e muito mais, sem contar as quadrilhas. Um dos eventos mais populares acontece no dia de São Pedro, no final do mês de junho. É o famoso encontro de bois de matraca, que atrai milhares de pessoas e segue até o sol raiar. Os festejos se estendem pelo centro histórico de São Luís e pela região da Praia Grande.
O São João de São Luís é um evento promovido pela prefeitura e incentiva a diversidade, as ricas tradições e o folclore do Maranhão. Grupos folclóricos de todo o estado chegam a São Luís para participar dos festejos. O centro é tomado por barracas de palha, bandeirinhas de todas as cores e outras decorações para fazer todos os moradores e turistas entrarem no clima das festas juninas.
Não dá para ir a São Luís do Maranhão sem curtir suas principais atrações turísticas. A cidade destaca-se por ser um pouco diferente de outras partes do Nordeste. Influências francesas misturam-se a tradições portuguesas. Seu centro histórico é tão rico que é reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Confira também as regiões mais badaladas da cidade, como a Lagoa de Jansen e a Avenida dos Holandeses.
Mais informações em: saoluis.ma.gov.br
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Solange_Z