O ano de 2022 chegou e com ele a promessa de uma temporada repleta de eventos para todas as tribos em Brotas. A capital nacional do turismo de aventura já tem o seu calendário definido até dezembro e cada período promete atrair públicos amantes dos esportes ao ar livre, do motociclismo, da culinária e da música.
O destino, uma referência para turistas de São Paulo, também já é muito procurado por visitantes de outros estados, atraídos por um novo segmento que vem sendo explorado: as maratonas e circuitos de triatlo. As corridas em meio à natureza e as provas de ciclismo e de nado na represa de Patrimônio, distrito brotense, já aquecem o setor hoteleiro com eventos marcados para janeiro, março, maio, junho, agosto, setembro, outubro e dezembro.
“Esta referência aos atletas amadores já amplia nossa ocupação hoteleira. Automaticamente, muitos turistas trazem familiares ou amigos que também procuram nossa rede de bares e restaurantes e também querem aproveitar os atrativos, sejam as atividades como rafting ou visitas aos ecoparques”, afirma Fabio Pontes, secretário de turismo de Brotas.
Ainda em atendimento ao perfil de visitantes de Brotas e região, a estância promoverá em 2022 eventos voltados a públicos específicos. Um deles é o Encontro de Abutres, marcado para 11 a 13 de março e que espera centenas de motociclistas que gostam de pilotar pelas curvas da Serra do Itaqueri, na Rodovia Ulisses Guimarães.
Já os apreciadores da boa gastronomia poderão aproveitar a volta dos festivais já celebrados no destino. O Broteco, festival de comida de boteco, acontece de 25 de maio a 26 de junho. O Brotas Gourmet, evento também voltado para os destaques de restaurantes brotenses, também tem data marcada: de 18 a 21 de agosto. Entre os dias 16 e 18 de setembro tem o Brotas Rock, festival com artistas do gênero que também atrai tribos da região.
“Brotas diversifica suas atividades e busca a cada ano novas experiências aos seus visitantes. Ao mesmo tempo, empresários investem em espaços pet friendly, na ampliação de atrativos de seus estabelecimentos. Tudo isso é possível pelo inventário turístico que a secretaria renova periodicamente e que permite planejar cada temporada da maneira mais assertiva. O resultado, como acompanhamos em 2021, é uma demanda crescente de visitantes”, conclui Fabio Pontes.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Andree_Nery