Ícone do site Qual Viagem

Brotas amplia sua oferta turística

Conhecida como a Capital Nacional dos Esportes de Aventura, história essa que começou em 1993 com a prática do rafting, a cidade de Brotas amplia sua oferta turística incentivando o turismo rural e gastronômico. Além disso, a estância turística conta com uma grande seleção de hotéis, pousadas e ecoresorts para todos os bolsos.

Foto por Rubens Chiri / Banco de Imagens do Estado de São Paulo

Descer as corredeiras de bote (rafting) ou de boia (boia cross) é um programa seguro e com uma boa dose de adrenalina. Tirolesas de diversos tamanhos estão à disposição dos mais aventureiros em muitos dos empreendimentos da cidade, além de rapel e cascading (rapel de cachoeira). As cachoeiras são pontos obrigatórios a serem conhecidos para contemplar e se refrescar.

Foto por Rubens Chiri / Banco de Imagens do Estado de São Paulo

Já a nascente de água cristalina que brota do Aquífero Guarani em meio a uma areia branca feita de finíssimos grãos de quartzo que produzem som de cuíca quando friccionados é conhecida com “Areia que Canta”. Essa atração fica na fazenda de mesmo nome e é ponto obrigatório de visitação.

Foto por Divulgação

Para os apreciadores de estrelas, o CEU (Centro de Estudos do Universo), com seu telescópio, é um local para observar os planetas e as estrelas e aprender mais sobre eles.

Foto por Divulgação

Mesmo com o crescimento do turismo nesses últimos anos, Brotas não perdeu sua identidade “caipira”. Isso pode ser percebido no acolhimento dado a quem chega e em locais como a Casa da Cachaça, onde é encontrada uma enorme variedade de produtos da “roça”. Ali, ainda é possível conhecer o museu caipira e se encantar com o Sr. Américo, cantando músicas sertanejas ao som da sanfona. Essa raiz é a nova vertente que passa a ser trabalhada no turismo, onde sítios e fazendas passarão a abrir as porteiras para receber visitantes que terão a experiência da vida rural.

Foto por Divulgação

A gastronomia tem sido também uma alavanca para o destino. Os restaurantes veem aprimorando seus pratos e criando receitas inusitadas, como o sorvete de queijo da Especialeria, feito de queijo curado com raspas, chips de provolone e calda quente de goiabada ou doce de leite, e a linguiça flambada na cachaça do Brotas Bar. As cervejas artesanais também ganham destaque e passam a fazer parte de uma rota temática no estado de São Paulo.

Foto por Divulgação

Para que todos possam usufruir de tantas ofertas que a cidade oferece, a acessibilidade vem sido trabalhada nas estruturas de edificação.

Texto por: Patricia de Campos – Gentileza R.P.

Foto destaque por: Rubens Chiri / Banco de Imagens do Estado de São Paulo

Comentários

Sair da versão mobile