O Parque Campana está aberto ao público, um projeto concedido em Brotas (SP), com repercussão internacional, e que une arte, ciência e natureza. Situado em uma área de 52 hectares, o parque conta com oito dos 12 pavilhões planejados, todos voltados para a integração ambiental.
O espaço, que foi destaque em edição recente do jornal britânico Financial Times, conta com oficinas de manualidades, residências artísticas e exposições com obras dos irmãos Fernando e Humberto Campana, além de artistas convidados. Um projeto de regeneração de biomas, desenvolvido em parceria com cientistas da Universidade de São Paulo, permitirá que o público acompanhe ações de conservação ambiental.
Com mais de 20 mil mudas nativas plantadas em pouco mais de 50 hectares, o Parque Campana está em pleno desenvolvimento desde 2020. O local, antiga fazenda de café e gado, pertenceu à família Campana há mais de quatro gerações e agora faz parte do Instituto Campana, que preserva o legado dos irmãos e promove programas educacionais usando o design como ferramenta de transformação social. Futuras etapas incluirão a construção de um bistrô e a realização de eventos privados.
Mais informações em: parquecampana.com.br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação