Ícone do site Qual Viagem

Bridgerton: confira as locações da série em Bath, na Inglaterra

Bridgerton

Um drama fascinante de Shonda Rhimes (produtora de Grey’s Anatomy e Scandal), a série Bridgerton estreou no final do ano passado na Netflix. Narrado por ninguém menos que a Dama Julie Andrews, o drama histórico, ambientado na Inglaterra no início de 1800, segue a vida da família Bridgerton e seus romances na alta sociedade. A série é inspirada na saga de livros homônima de Julia Quinn, que conta com nove livros publicados entre 2000 e 2013.

A grande parte da série foi filmada no campo inglês, usando a beleza da cidade histórica de Bath e seus arredores para mostrar Londres durante o período de regência na Inglaterra em 1813. Bath é uma cidade famosa pela bela arquitetura georgiana e por sua associação com o universo romântico da autora inglesa Jane Austen, além de ter recebido o título de Patrimônio Mundial da UNESCO. Fundada há 2 mil anos atrás, Bath é uma cidade que exala história e cultura em cada pedra. De encantadoras ruas de paralelepípedos a visita em uma casa de chá tradicional, das construções históricas a um spa termal, esta charmosa cidade inglesa atrai visitantes do mundo todo. Seu acesso  é fácil também, localizada a menos de 90 minutos de trem da Estação de Paddington, em Londres.

Veja as locações utilizadas na série, muitas das quais são lugares icônicos em Bath:

Royal Crescent

Foto por iStock / urbanbuzz

Construído entre 1767 e 1775, o Royal Crescent é conhecido por ser um dos maiores exemplos da arquitetura georgiana na Grã-Bretanha, e para os fãs de Jane Austen este é um lugar imperdível em Bath. A construção semi-circular foi perfeitamente projetada em torno de um gramado tranquilo, ao lado do Royal Victoria Park. Andar pelo Royal Crescent é voltar no tempo para a Grã-Bretanha do século XVIII. Além de residências particulares, há um hotel de luxo (The Royal Crescent Hotel & Spa), bem como um museu da vida georgiana, no No. 1 Royal Crescent.

Na série, Lady Featherington dedica seu tempo a orientar suas três filhas para encontrar maridos adequados. O museu, No.1 Royal Crescent, com reabertura prevista para abril de 2021, foi decorado e mobiliado exatamente como poderia ter sido no final dos anos 1700. Os quartos dispõem de móveis históricos e objetos que revelam como era a vida para os moradores da moda de Bath, tanto no andar de cima quanto no andar de baixo. O exterior do No. 1 Royal Crescent foi usado para a casa da família Featherington e a rua em frente, para cenas ao ar livre.

Abbey Green

O Abbey Green é no outro lado da York Street da Bath Abbey, escondido atrás dos Banhos Romanos e cafeterias britânicas, como Hands Georgian Tearooms e Mrs Potts Chocolate House. A loja e o café nesta praça, Pickled Greens, representam o Modiste – uma loja de vestimentas importantes para a história. As filmagens aconteceram dentro e fora do edifício listado como Grau II, que apresenta janelas tradicionais de dupla fachada. Outra parte de Abbey Green também foi usada para representar Covent Garden, em Londres.

A Bath Abbey, perto do Abbey Green, localizada no centro da cidade, remonta há centenas de anos. Fundada no século 7 e construída com a icônica pedra amarela de Bath, a abadia é um exemplo único de arquitetura gótica.

Assembly Rooms

Quando construídas em 1771, as Assembly Rooms foram descritas como “as mais nobres e elegantes de todas do Reino (Reino Unido)”. Hoje em dia, elas dão uma visão fascinante de onde a alta sociedade do século XVIII costumava ir para apreciar música, dançar e se encontrar. Sede de alguns dos mais luxuosos bailes e festas da Grã-Bretanha, as Assembly Rooms foram mencionadas por Jane Austen nos romances A Abadia de Northanger e Persuasão. Após serem usadas pela Força Aérea Britânica na Primeira Guerra Mundial, as Assembly Rooms foram reabertas em 1938 e podem ser visitadas, desde que reservado com antecedência.

Logo abaixo das Assembly Rooms, o Fashion Museum possui um acervo repleto de artefatos de moda, vestidos e acessórios ao longo dos séculos. Encante-se com os extravagantes vestidos de gala dos anos de 1800, casacos personalizados e luvas elegantes – você pode até mesmo se vestir em roupas de estilo clássico! Com exposições especiais ao longo do ano, o Fashion Museum dá uma visão real do passado da Grã-Bretanha.

Bath Street

Foto por iStock / PocholoCalapre

Com suas colunas impressionantes e calçadas de paralelepípedos, Bath Street é incrivelmente pitoresca. Foi construído pelo arquiteto georgiano Thomas Baldwin em 1791, que também construiu o Cross Bath, que você encontrará no final da Bath Street, uma piscina histórica onde as águas borbulham do solo a uma temperatura de 46°C. Em frente, encontrará o mundialmente famoso Thermae Bath Spa, o único spa termal natural da Grã-Bretanha.

Sem adornos por letreiros de lojas e capturando Bath do século XVIII perfeitamente, Bath Street se presta bem a filmagens e tem sido usada como cenário para muitos filmes e produções de televisão, incluindo a adaptação de Persuasion em 2006 e Bridgerton.

Beauford Square & Trim Street

Beauford Square, usada para mais filmagens de rua, é uma praça de casas de dois andares construída em 1730 com um projeto de John Strahan. O lado sul é formado pela fachada original para o Theatre Royal Bath, e no centro havia um jardim comunitário. Agora é um pequeno gramado retangular, cercado por grades de ferro forjado. O interior de uma loja na Trim Street, na esquina da Beauford Square, também faz parte da série.

Holburne Museum

Foto por iStock / colin peachey

O exterior do Holburne Museum foi usado para filmar a entrada de uma das cenas do baile em Bridgerton. Na abordagem impressionante, através da ampla Great Pulteney Street, a fachada elegante e os jardins do edifício fornecem uma vaga ideia de sua grandeza e história. O edifício listado como Grau I foi originalmente projetado e construído como um hotel, mas agora abriga uma coleção de belas artes decorativas.

Guildhall

A Sala de Banquetes do Guildhall foi usada para cenas de baile na série. Com localização central, o Guildhall é um elegante local georgiano, com grandes escadarias e elegantes trabalhos em gesso. A sala de banquetes é uma sala requintada e altamente decorada com ornamentos dourados, pinturas históricas e tetos altos.

Mais informações em: visitbritain.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Netflix / Divulgação / © VisitBritain

Comentários

Sair da versão mobile