Um dos destinos que mais crescem em popularidade na Romênia, Brasov surpreende pela boa estrutura turística e um charmoso clima de cidade pequena. Apesar disso, é um dos maiores centros urbanos da Transilvânia – sim, aquela região da lenda do Drácula. Mas não há nada que remeta a vampiros em Brasov, que é uma cidade muito bonita e animada.
Cerca de dois dias é o suficiente para conhecê-la, já que as atrações estão concentradas na Cidade Velha, centro histórico de Brasov. A atmosfera que você encontrará ali é o de uma vila medieval, com ruas bem típicas da época – inclusive uma das vias mais estreitas da Europa, a Strada Sforii. Para completar o patrimônio, há ainda partes da antiga muralha que cercava Brasov antigamente, além de portões (como a bela Poarta Ecaterinei) e torres de defesa, todos construídos pelos saxões entre os séculos XIII e XVII.
O coração da Cidade Velha é a Piata Sfatului, uma praça repleta de construções coloridas barrocas que, hoje, abrigam cafés, restaurantes com mesas ao ar livre e museus. Bem no centro dela está o Museu de História de Brasov. Perto dali, visite também a Igreja Negra (Biserica Neagra), a maior de estilo gótico da Romênia, cujas paredes escureceram por causa de um incêndio no século XVII (daí o nome).
Da Piata Sfatului, siga pela Strada Republicii – tanto ela quanto muitas de suas ruas adjacentes são fechadas para carros. Passeie sem rumo e encontre tesouros pelo caminho, como casas elegantes, ótimos restaurantes e lojas exclusivas. Outra atividade é subir de teleférico até o topo do Monte Tampa, onde fica o letreiro de Brasov e você pode ter acesso a uma vista panorâmica sobre a cidade.
Brasov também é uma ótima opção de cidade-base para quem quer explorar a Transilvânia – muito mais próxima dos pontos de interesse da região do que a capital do país, Bucareste. Só nos arredores de Brasov é possível visitar lugares como a Fortaleza de Rasnov, o Castelo de Bran e o Castelo de Peles. Também em curtas viagens é possível chegar às cidades de Sighisoara e Sibiu, igualmente imperdíveis para quem visita a Romênia.
Como chegar
Há voos com uma escala entre São Paulo e Bucareste por companhias como KLM, Air France, Swiss e Turkish. Da capital, vá a Brasov de trem, carro ou ônibus.
Onde ficar
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / mladensky