A Booking.com apresentou, nesta quarta-feira (17), os resultados de uma pesquisa que apresenta quais são as experiências sensoriais que os brasileiros mais associam às viagens. O levantamento, realizado com mil pessoas em território nacional no mês de outubro, revelou que os cheiros, principalmente aqueles que envolvem praia, são os mais lembrados pelos viajantes que anseiam cair na estrada novamente.
Focada na experiencia sensorial de viagem, a pesquisa também aponta quais são as texturas, sons e sabores que mais aguçam os sentidos dos brasileiros.
De acordo com os dados apresentados, 53% dos entrevistados sentem falta da ausência de preocupações e da descoberta de lugares novos, enquanto 47% anseiam pela sensação de brisa do mar no rosto, e 40% por provar um novo prato.
Os dados ainda revelam que o cheiro de mar e praia é o mais associado às férias para os brasileiros, presente em 73% das respostas. Não à toa, afinal, com mais de sete mil quilômetros de litoral no país, as faixas de areia são preferência nacional quando falamos sobre as sensações que elas despertam no corpo e na memória dos viajantes.
As praias se destacam ainda entre os cenários mais desejados, de acordo com a pesquisa. Segundo 64% dos entrevistados optaram por uma praia paradisíaca deserta, com águas cristalinas e areia branca. Já a visão de um pequeno vilarejo, rodeado de montanhas verdes e lagos, ficou em segundo lugar, com 48%.
A sondagem também constatou que a visão e o paladar são os sentidos mais aproveitados quando os brasileiros viajam, dado que admirar uma paisagem diferente é a experiência que 62% deles mais relacionam às férias, seguida de provar um prato típico (19%). Além disso. Três em cada quatro brasileiros (74%) disseram preferir mergulhar no mar, em vez de na piscina, e um número similar (75%) associam as férias a um clima quente.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que pretende viajar nos próximos 12 meses. No total, 1.000 entrevistados no Brasil responderam a uma pesquisa on-line em outubro de 2021.
Texto por: Eliria Buso com informações de agência
Foto por istock/ EpicStockMedia