O nome Lyfx, um acrônimo para Life Experience, foi pensado por Pedro McCardell após percorrer, sozinho de moto, os 25 mil quilômetros que separam São Paulo de São Francisco. O aplicativo, lançado em agosto deste ano, já tem mais de 10 mil usuários que buscam aventuras outdoors; que fogem do lugar comum oferecido por agências de viagens.
“Criei a plataforma porque, como explorador, sentia a necessidade de um guia local para me apresentar trilhas e outros lugares com segurança, que como viajante comum, não teria acesso”, revela McCardell.
Com investimento de cerca de R$ 4 milhões na primeira fase, a plataforma se propõe a ser diferente de empresas de turismo e da própria AirBnB Experience, pois não vende pacotes ou uma miscelânea de experiências em diferentes segmentos, e sim uma aventura única e personalizada, que possibilita uma relação pessoal com o guia e o local visitado.
Por enquanto, as aventuras oferecidas são apenas nos estados americanos da Califórnia, Colorado e Utah, mas McCardell já tem planos de expandir o aplicativo para a Europa e Brasil a partir de 2019. “Me mudo agora em outubro para a Europa para fazer uma pesquisa de campo, e pretendemos lançar novos países para aventuras ainda ano que vem ”, conta.
O aplicativo, que viralizou na imprensa internacional, ainda não tem uma campanha específica para aquisição de guias no Brasil. Mas para os moradores das regiões onde ele já está disponível que desejam se tornar cicerones, é preciso submeter-se a um formulário que é avaliado pelo time de especialistas do aplicativo, e caso seja aprovado, o solicitante passa por outros processos de avaliação. “Mesmo que o usuário aplique para servir como guia local, não existe nenhum compromisso de que a pessoa será aprovada pela Lyfx. Estamos sendo bem rigorosos com a entrada de novos guias”, explica McCardell.
Com o mote “A vida não vai esperar”, o aplicativo oferece mais de 20 categorias diferentes de aventuras outdoors, como hiking, trekking, bike, esportes aquáticos e de neve, e promete ser sucesso entre os brasileiros. Isso porque, segundo a Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), mais de 5 milhões de pessoas procuram atividades de turismo de aventura no Brasil (turistas estrangeiros e nacionais), gerando mais de R$500 milhões em faturamento.
A Lyfx oferece aos usuários experiências que vão além da atividade envolvida, expandindo a aventura para o conhecimento da cultura local onde ela é realizada. Isto proporciona uma experiência personalizada e diferente das oferecidas por pacotes de turismo, já que o percurso é montado por um habitante local que conhece a área como poucos.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto Divulgação