Um dos movimentos turísticos que vão ganhar impulso nesses próximos anos é conhecer e explorar a capital de Rondônia, Porto Velho. Para isso, está sendo realizado um trabalho minucioso pela equipe da Semdestur – a secretaria de turismo local – que, liderados pela atual secretária de Turismo Glayce Bezerra, e pela diretora do Departamento de Fomento ao Turismo da Semdestur, a experiente Tatiana Sadeck, tem na base de seu desenvolvimento oferecer um novo olhar ao turismo de Porto Velho.
Nossa equipe chegou em solo Rondoniense depois de quase 12 horas, entre voos e conexões. Aliás, parabenizamos o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves por acreditar no turismo e confiar em sua jovem equipe para um trabalho merecedor de elogios.
Explosão de cores e sabores no Peixinn
Após um almoço especial no restaurante Peixinn, fomos deixar as bagagens no excelente Hotel Slaviero, descansamos por 1 hora e meia e partimos para um passeio surpreendente, emocionante e revigorante. Aliás, nada melhor que chegar a Rondônia e ser agraciado com um banquete. O arroz Rondoniense , um dos pratos premiados, leva jambu, tucupi, pirarucu desfiado com lâminas de macaxeira. Uma explosão de cores, sabores e combinações que mostram, através do paladar, a riqueza da cozinha Porto Velhense. Não deixe de experimentar a costela de tambaqui, ou a deliciosa caldeirada de dourado, pratos que vão fazer você querer ficar mais dias pela cidade.
Outra figura que entra em cena é o guia de turismo Izaías Gomes, que há mais de quatro anos ensina os visitantes sobre a história desse antigo território, que hoje é guardião contínuo da preservação da memória de um povo que construiu um estado belíssimo, com natureza plena e um belíssimo e rico centro histórico. Izaías destaca a importância do rio para a capital, para o estado e para o Brasil, uma vez que dele são exportados e transportados diariamente centenas de toneladas de soja, que ajudam a alimentar o mundo, onde balsas enormes fazem o transporte desses grãos até Belém. Aliás, no cais desse belíssimo porto partem viagens de barcos para Manaus e outros destinos amazônicos.
A van nos deixa em frente ao Mercado do Peixe. Depois de caminharmos pela bucólica região e observar com espanto a marca deixada pela maior cheia promovida pelo Rio Madeira, em 31 de março de 2014, chegando a subir 19,74 metros de altura, somos convidados para descer até o cais e embarcar no Barco Nossa Senhora Aparecida II.
O majestoso rio Madeira, conhecido pelo mundo tanto pela história que envolve o início da construção da cidade de Porto Velho com a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, como também, mais recente pela instalação das Usinas Hidrelétricas, continua atraindo diversos turistas e moradores locais para o tão popular passeio de barco, que no final nos brinda com o mais lindo pôr do sol que já vimos.
Com a reforma do complexo ferroviário nas margens do rio Madeira, no centro da cidade, os barcos de passeio sofreram uma mudança, alterando seus trajetos para o Porto do Cai N’água.
As empresas que trabalham com a embarcação, muitas estão há mais de 30 anos ofertando o passeio de aproximadamente uma hora no Madeira, que percorre o trajeto até a ponte na BR-319 e retorna até próximo a Usina de Santo Antônio. Entre as atrações, além de imagens belíssimas do rio, estão as comidas típicas e música ambiente.
Marcos Barroso Passos, atualmente com 47 anos e proprietário de uma das embarcações, a Comandante Nossa Senhora Aparecida, comenta que a programação turística está acontecendo todos os fins de semana, quando empreendedores alternam seus atendimentos para que todos possam trabalhar com excursão marítima, e oferecer aos viajantes conforto e tranquilidade no passeio. Ele nos explica que ainda hoje o rio produz milhares de peixes como: Dourado de Couro, Filhote, entre outros. Às margens do rio, vivem comunidades que ainda clamam por dias melhores. Por exemplo, a de São Sebastião quer a volta de sua tradicional festa, que está parada desde o início da pandemia. Ainda acontece a tradicional festa do Divino, onde embarcações coloridas rasgam a água do generoso Madeira.
O barco inicia a sua caminhada deslizando pelas águas fortes do Rio Madeira, que tem, na maior parte dos anos, cor de chocolate. Quando o rio começa a sangrar as águas do majestoso rio Madeira, seus guardiões, os botos cor de rosa e botos cinza acompanham o nosso passeio alertando que, mesmo atualmente, o velho rio continua com sua vida batendo forte. Aliás, os botos saltam tranquilamente, numa espécie de balé para brindar o tão esperado pôr do sol, um dos espetáculos mais emocionantes do passeio. Embora as margens ainda estejam preservadas, nota-se a insistência de dragas clandestinas que insistem em roubar o ouro que ainda existe no fundo do rio. Isso não combina com o momento de preservação que estamos passando para deixar nosso planeta mais vivo do que nunca.
Os passeios acontecem de segunda à sexta feira, das 16 às 18 horas, e aos sábados e domingos existem saídas a partir das 9 horas da manhã. O valor é de R$ 30,00 por pessoa, e vale muito a pena! Os interessados em apreciar os passeios de barco na cidade podem entrar em contato através dos telefones (69) 99962-2068 e 99298-2222.
Agora vamos aguardar o que ainda está por vir. Vamos mostrar muito mais atrativos da capital de Rondônia.
Aguardem!
Mais informações: instagram.com/omelhordepvh, instagram.com/barcodeturismo_aparecida2, instagram.com/peixinnrestaurante e instagram.com/semdesturpvh
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva. Fotos por: Márcio Auriema Turco. Os jornalistas viajaram a Porto Velho a convite da Semdestur, com apoio do Sebrae e dos empreendedores de turismo e gastronomia da capital de Rondônia. A hospedagem ficou a cargo do excelente Slaviero.