Pequena, plana e bem organizada, se prepare para conhecer a cidade que está a poucas horas da capital francesa. Em Bordeaux, você irá encontrar um centro histórico repleto de belezas, atrações e muito entretenimento. Cultura e arquitetura estarão ligados à sua visita, principalmente quando o assunto é vinho, já que Bordeaux é considerada a cidade do vinho, além de ser chamada de a “nova Paris”.
De fácil acesso, é possível ir da capital francesa a Bordeaux de trem, mas alguns dias são necessários para conhecer tudo, ou quase tudo, e ficar com um leve gostinho de “quero mais”. Entre as atividades obrigatórias está o passeio pelas margens do Rio Garonne, seja em uma caminhada tranquila enquanto contempla a natureza ou até mesmo em um passeio de bicicleta. Ou então seja 100% turista e faça o city tour no tradicional ônibus.
“A Cidade do Vinho será meu Guggenheim”, declarou Alain Juppé, Presidente da Câmara de Bordeaux, segundo a France World Wide. A iniciativa do novo centro cultural dedicado ao vinho partiu do presidente, e atualmente o local possui arquitetura contemporânea, chamativa e deslumbrante aos olhos de turistas e moradores. Partir para este lado da França e não degustar os vinhos é o mesmo que não conhecer uma parte importante de Bordeaux. A obra está situada às margens do rio e além de oferecer degustações, ela abriga ateliês, exposições temporárias e um bar panorâmico no último andar com vista de 360° sobre a cidade. A entrada a este mundo de enoturismo custa a partir de €20.
Aproveitando que estará na cidade, faça um bate-volta a Saint-Émilion e deslumbre de tanta beleza que a comuna francesa abriga, que além de tudo é Patrimônio Mundial da UNESCO. Cerca de 900 produtores de vinhos estão situados em Saint-Émilion – um dos melhores lugares para degustação é no Château Cardinal Villemaurine.
Como chegar
Bordeaux: se já estiver em Paris, a melhor forma é partir de trem. A viagem dura cerca de 3h. Se partir do Brasil para o destino, a dica é fazer escala na capital francesa e voar com a Air France até Bordeaux.
Saint-Émilion: a apenas 47 km de Bordeaux, a melhor forma de chegar até a comuna é de carro, mas, para quem estiver sem veículo particular, partir de trem também é uma boa opção.
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto por iStock / Nellmac