Boracay, nas Filipinas, é um daqueles lugares com ares paradisíacos. Apesar de já não ser tão desconhecida – principalmente pelos grupos asiáticos – a ilha, com apenas 7,2 quilômetros de comprimento tem um cenário repleto de excelentes praias e paisagem exuberante.
Localizado a cerca de 315 quilômetros de Manila, o destino é um dos principais pontos turísticos das Filipinas e um autêntico paraíso tropical.
Entre suas praias, que já foram listadas entre as mais bonitas do mundo, o destaque fica por conta da White Beach, que oferece um pôr-do-sol inigualável e é a mais turística das praias. O lugar, que é muito concorrido pelos vendedores de souvenirs e massagistas de rua, tem uma extensão de quatro quilômetros e é onde estão localizados os grandes resorts, restaurantes, bares e cafés.
Já a Praia de Puka, a segunda maior da ilha, fica situada a noroeste de Borocay e é bastante conhecida por suas areias finas e brancas. Ali não há hotéis, apenas alguns bons restaurantes.
Quem visita Bocaray tem dois passeios quase obrigatórios a fazer: Crystal Cove, uma ilha particular muito bonita com duas cavernas, e Crocodile Island e o seu impressionante cenário subaquático, repleto de peixes e corais em águas cristalinas.
Atração imperdível também, o Willys Rock é único em Boracay. Esta magnífica formação rochosa é o resultado das atividades vulcânicas, fica longe da agitação do centro de Boracay e é um ótimo local para relaxar, pois é bastante tranquilo. Durante a maré baixa, transforma-se numa mini-ilha e na maré alta aparece apenas a parte superior da rocha.
Já o Monte Luho, com uma altura de mais de cem metros, é considerado o ponto mais alto da ilha. Do alto, podem-se observar as vistas mais exóticas e naturais de Bolabog Beach. Uma das melhores maneiras de subir a montanha é ir numa bicicleta de montanha ou contratar um triciclo.
Quem escolhe este paraíso pode praticar esportes como: snorkeling, canoagem, windsurf, mergulho ou fazer um passeio de banana boat ou jet sky. Pode também fazer passeios de barco à vela, para conhecer a ilha, que demoram cerca de três horas.
Como chegar
O aeroporto mais próximo é o de Caticlan. Com duração de um dia e seis horas, o trecho São Paulo-Caticlan é feito com duas ou mais paradas pelas companhias Air France, Qatar Airways e Emirates, entre outras.
O que comer
O arroz está presente em quase todos os pratos filipinos e prepara-se de várias maneiras, como sobremesa ou prato principal. A influência da cozinha espanhola é evidente nos guisados, sempre com um toque do exotismo chinês e dos seus antepassados malaios. O prato nacional é o leitão recheado de papaia e folhas de tamarindo e assado na brasa. Ainda que a cozinha filipina seja a menos condimentada de toda a Ásia, a pimenta, o alho e o gengibre são especiarias habituais. Por ser um país essencialmente marítimo, o marisco tem um papel primordial na gastronomia. Destacam-se os camarões, a lagosta da pedra, os caranguejos, as ostras e as lulas, quase sempre preparados na grelha.
Onde ficar
Shangri-La’s Boracay Resort & Spa
Villa Caemilla Beach Boutique Hotel
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por: Istock/ tvorec-xtra