Ícone do site Qual Viagem

Bonbini a Aruba, a ilha mais feliz do Caribe

Clima de verão o ano todo, praias perfeitas, resorts pé na areia, cidades animadas e um povo acolhedor fazem de Aruba um dos melhores destinos do Caribe. A ilha guarda ainda outras surpresas, como enseadas escondidas, cavernas, piscinas naturais, um parque nacional e muito mais.

Foto por David Troeger/Jetlag / Aruba Tourism Authority

Praias paradisíacas com um mar azul turquesa e cristalino, faixas de areia branquinha e muita natureza. Aruba tem de sobra essas típicas paisagens do Caribe, mas ainda vai além. O destino apresenta uma vibrante mistura cultural e um povo alegre e hospitaleiro, sendo conhecido como a “ilha feliz” – um slogan pra lá de acolhedor.

De uma ponta à outra da ilha, são apenas 30 km – ou seja, Aruba é menor do que muitas cidades brasileiras. Fica no sul do Caribe, pertinho da Colômbia, da Venezuela e de Curaçao.

Foto por Wings Global Media / Aruba Tourism Authority

Desde 1986, Aruba é um país autônomo do Reino dos Países Baixos – e daí vem a forte influência holandesa no destino. Mas o povo de Aruba representa mais de 90 nacionalidades. Ali, os visitantes são recebidos em quatro idiomas diferentes: o holandês e o papiamento são as línguas oficiais, mas muitos residentes também falam inglês e espanhol.

Falado também em Curaçao e outras ilhas caribenhas, o papiamento é uma mistura de português, espanhol, francês, holandês e outros idiomas, com uma sonoridade única. Durante a viagem, dá até para entender uma coisa ou outra em papiamento – aliás, “bonbini” significa “bem-vindo”.

Foto por Jeroen Lucas / Aruba Tourism Authority

Com um clima perfeito de sol e calor o ano inteiro e fora da rota de furacões do Caribe, Aruba está sempre de braços abertos para receber os turistas. Cada pedaço dessa ilha é único: das paisagens desérticas e cavernas de calcário à arquitetura holandesa em Oranjestad, dos grandes resorts às enseadas tranquilas.

Oranjestad

Foto por Julien de Bats / Aruba Tourism Authority

Aruba é basicamente dividida em seis regiões ou distritos (Oranjestad, San Nicolas, Noord, Santa Cruz, Paradera e Savaneta), e é muito fácil circular pela ilha para conhecer cada canto dela. Sua viagem deve começar por Oranjestad, a capital de Aruba. Maior centro urbano da ilha, é uma cidade agitada, onde fica também o terminal dos grandes cruzeiros que navegam pelo sul do Caribe.

Foto por iStock / Ultima_Gaina

Oranjestad tem um charme todo próprio: construções tipicamente holandesas, muitas palmeiras, ares caribenhos e uma explosão de cores. Pelas ruas, você vai encontrar facilmente centros comerciais com marcas conhecidas, boutiques de grifes de luxo, joalherias e perfumarias, em um verdadeiro paraíso das compras. Construções históricas hoje abrigam espaços culturais, como o Museu Histórico de Aruba, que fica na Fortaleza Zoutman (a edificação mais antiga de Oranjestad), e o Museu Arqueológico.

Foto por David Troeger/Jetlag Creative Studio / Aruba Tourism Authority

Há ainda muitos restaurantes de culinária internacional, e a maioria dos cardápios conta com frutos do mar frescos. Experimente também pratos típicos de Aruba, como pan bati (um pão achatado), carni stoba (cozido de carne bovina) e keshi yena (queijo recheado). A vida noturna também se faz presente, com boates, lounges e bares. Para se locomover, nada como uma boa caminhada, mas há também bondes sobre trilhos em algumas vias.

Foto por Kenny Theysen / Aruba Tourism Authority

Nos arredores do centro de Oranjestad, há resorts completos, alguns até com cassinos e campos de golfe, além de regime all inclusive com ótimo custo-benefício. Aliás, a maior parte dos grandes hotéis e resorts de Aruba fica entre a capital e a costa oeste da ilha, onde estão também as praias mais famosas.

Palm Beach e Eagle Beach

Foto por Aruba Tourism Authority

Quando o assunto é praia, Aruba é um destino privilegiado. E pertinho de Oranjestad estão as duas praias mais bonitas – Palm Beach e Eagle Beach –, repletas de resorts pé na areia. Inclusive, Eagle Beach está entre as 10 melhores praias do mundo segundo o prêmio Travellers’ Choice 2021 do Tripadvisor.

Foto por iStock / mikolajn

Eagle Beach é caracterizada pela faixa de areia macia, mar de um deslumbrante azul turquesa e barracas de praia, além das duas árvores divi-divi mais conhecidas do país. Inclinadas e com troncos naturalmente retorcidos pela ação do vento, são símbolos de Aruba. Eagle Beach também é um local muito procurado por quem quer jogar beach tennis e praticar esportes aquáticos.

Foto por iStock / Nisangha

Palm Beach é a praia vizinha e apresenta o mesmo visual paradisíaco. São 3 km de areia branca e mar cristalino. A orla é pontuada por píeres, palmeiras, espreguiçadeiras e resorts ainda maiores. Para completar, no entorno há muitos bares de praia, alguns dos melhores restaurantes de Aruba e shoppings.

Mais praias e mergulho

Foto por Aruba Tourism Authority

Ainda na costa oeste de Aruba, perto do Farol California, vale conhecer a Arashi Beach, favorita dos moradores da ilha e boa para snorkeling. Outras praias tranquilas na mesma área são Boca Catalina, com águas calmas e rasas, e Malmok Beach, com um terraço natural de rochas calcárias.

Foto por William Hereford / Aruba Tourism Authority

Na extremidade sul de Aruba está a famosa Baby Beach, uma pequena enseada protegida, formando quase uma lagoa, com uma faixa de areia em meia-lua. A água é rasinha e cristalina, sendo uma praia perfeita para quem está com crianças ou para nadar com snorkel.

Foto por Wings Global Media / Aruba Tourism Authority

Quando for a Baby Beach, aproveite para conhecer também o centro de San Nicolas. Conhecida como a Cidade Ensolarada, é o segundo maior centro urbano de Aruba e repleta de murais grafitados. Com grande vocação cultural, tem ainda museus, galerias de arte e oficinas de artesanato.

Foto por iStock / Nisangha

Também na costa sul, Manguel Halto é um tesouro quase escondido. Rodeada de manguezais, é isolada e tranquila. Tem uma área para canoagem e stand-up paddle em mar aberto, além de ser um dos melhores pontos de mergulho em Aruba. O recife de corais que protege a praia se estende até 30 metros de profundidade, um habitat de peixes diversos, anêmonas, polvos e moreias.

Foto por Aruba Tourism Authority

Além de recifes em alguns pontos da costa, o mar de Aruba guarda ainda restos de naufrágios, como o SS Antilla. Para conhecer esse mundo subaquático, além do mergulho tradicional, existem passeios de sea trek (sistema de mergulho com capacetes), em barcos com fundo de vidro e outras modalidades.

Foto por iStock / sergey02

As praias de Aruba são todas abertas ao público geral, com exceção de duas pequenas ilhas particulares: Renaissance Island e De Palm Island, próximas a Oranjestad. Ambas são acessadas de barco e podem ser visitadas ao adquirir um passe diário. Em De Palm é possível curtir uma série de atividades de lazer, como mergulho, tirolesa, vôlei de praia e um parque aquático.

Foto por iStock / ChiragYadav

Reservada também aos hóspedes dos hotéis Renaissance, a Renaissance Island tem restaurante, spa, esportes aquáticos, redes sobre a água e ainda praias onde flamingos circulam livremente.

Parque Nacional Arikok 

Foto por Raul Aragao / Aruba Tourism Authority

Quase 20% do território de Aruba faz parte do Parque Nacional Arikok, considerado o grande tesouro da ilha. O parque guarda cavernas, pinturas rupestres, rochas calcárias, grandes cactos e baías isoladas, além de uma longa lista de espécies típicas de Aruba, como os lagartos azuis. Para conhecer essa área, é possível seguir em veículos off road, a cavalo ou mesmo a pé.

Foto por iStock / Roman Tiraspolsky

Das cavernas de Arikok, as mais conhecidas são Guadirikiri, cujas câmaras são iluminadas pela luz do sol que passa por buracos no teto, e Fontein, a única que tem antigos desenhos dos índios Arawak, os primeiros habitantes da ilha.

Foto por Kenny Theysen/Timeless-Pixx / Aruba Tourism Authority

Parte da costa norte de Aruba fica dentro do parque nacional, toda contornada por rochedos de calcário e pontuada por poucas praias, sendo estas pequenas enseadas entre as rochas, com um mar mais agitado. Entre as praias de Arikok estão Boca Prins, muito bonita, porém não indicada para banho por conta da correnteza, e Dos Playa, literalmente duas praias lado a lado, ambas intocadas e boas para o surfe.

Foto por Aruba Tourism Authority

Outra atração imperdível do parque nacional é conhecida como a Piscina Natural de Aruba, ou apenas Conchi. Ali, as formações de rochas vulcânicas cercam uma pequena depressão, criando uma verdadeira piscina de águas calmas junto ao mar.

Outros tesouros naturais

A acidentada costa norte de Aruba tem algumas pontes naturais, esculpidas lentamente nas rochas calcárias pela ação dos ventos e ondas fortes. A Natural Bridge era a mais famosa delas, mas desabou em 2005. Ainda assim, o que sobrou dela continua como atração turística da ilha.

Foto por iStock / DejaVu Designs

Bem perto está Andicuri Beach, uma baía cercada por penhascos, e Black Stone Beach, repleta de pedrinhas pretas, com uma areia mais escura. Ali está também uma bela ponte calcária natural, de arco triplo.

Já no interior da ilha, há dois agrupamentos de enormes pedras, que formam colinas que destoam do relevo plano de Aruba. São as formações rochosas de Ayo e de Casibari, que podem ser escaladas até o topo, oferecendo uma ótima vista do entorno. Em Ayo são encontrados pinturas rupestres que datam de milhares de anos atrás.

Foto por Kenny Theysen/Timeless-Pixx / Aruba Tourism Authority

Outra atração natural se destaca ainda mais na paisagem de Aruba: o Hooiberg, um monte de 164 metros de altura em formato de cone no centro da ilha, próximo a Oranjestad. Quem estiver com o condicionamento físico em dia pode subir os mais de 550 degraus que levam até o cume. Hooiberg significa “pilha de feno” em holandês.

Um dos passeios mais autênticos de Aruba tem tudo a ver com uma planta, a Aloe vera. Mais conhecida no Brasil como babosa, essa planta tem propriedades calmantes, cicatrizantes e anti-inflamatórias, além de ser muito usada na indústria de cosméticos para hidratar cabelos e pele. A milagrosa Aloe vera chegou a Aruba em 1840. A produção local logo prosperou e Aruba tornou-se a maior exportadora desse produto.

Foto por iStock / skyscapes

A Aruba Aloe Balm foi uma das primeiras empresas no mundo a fazer cosméticos com base no gel da babosa. Sua fábrica e sua plantação original em Hato podem ser visitadas em passeios guiados. No local também há um museu sobre a história da planta em Aruba e uma loja com os produtos da marca.

SERVIÇO

Como chegar

Não há voos diretos entre o Brasil e Aruba. As melhores rotas para os brasileiros são com a Copa Airlines, via Cidade do Panamá, ou com a Avianca, via Bogotá. A partir de Oranjestad é muito fácil circular por Aruba, que é uma ilha pequena, com estradas bem seguras. O ideal é alugar um carro logo no aeroporto.

Onde comer

Aqua Grill – aqua-grill.com

Charlie’s Bar and Restaurant – facebook.com/charliesbararuba

Faro Blanco Restaurant – faroblancorestaurant.com

Reflexions Beach Bar & Restaurant – reflexionsaruba.com

Onde ficar

Amsterdam Manor Beach Resort – amsterdammanor.com

Divi Village Golf & Beach Resort – diviresorts.com

Hotel Riu Palace Aruba – riu.com

Manchebo Beach Resort & Spa – manchebo.com

 

Mais informações em: aruba.com

 

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Nisangha

Comentários

Sair da versão mobile