A Ilha Bonaire no Caribe é conhecida como a irmã de de Aruba e Curaçao, afinal, ela carrega um pouquinho das duas. Como se fosse o xodó das Antilhas Holandesas, a ilha é menor das chamadas ABC, mas isso a torna especial proporcionado aos visitantes uma sensação de prazer, segurança e tranquilidade. A pequena ilha oferece muita beleza natural e tem uma agradável temperatura com media de 28 C°. A vida noturna é menos agitada que as concorrentes, Curacao e Aruba, e também oferece poucos cassinos em relação as duas ilhas irmãs, mas surpreende pela belezas das praias e os vários tons de verde e azul de suas águas.
Bonaire era povoada por índios e foi descoberta por navegadores espanhóis em 1499, chamada originalmente de “Ilha de Brasil”, ela possui um mar de águas azul-cristalinas e é um dos destinos mais procurados para mergulhos, porém, um polo turístico ainda pouco explorado, principalmente por brasileiros.
A capital de Bonaire é a graciosa Kralendijk, que significa “barreira de corais”, é charmosa e enfeitada com a colorida arquitetura holandesa. O local concentra a maioria dos serviços da ilha, por isso, aproveite para fazer compras em boutiques exclusivas, degustar a gastronomia local, passear pelo calçadão, visitar galerias de arte e até alugar e dar uma volta de moto para curtir toda a beleza da pequenina, colorida e aprazível cidadezinha.
A cultura local recebe influência de várias etnias, como a africana, a asiática, a indiana e a europeia. O ano inteiro é preenchido por atividades culturais, e uma das maiores celebrações é feita com a união de música, danças típicas – como a Simadan e Bari – e muita comida!
Bonaire oferece nada menos que 80 pontos de mergulho, 53 deles considerados de fácil acesso, e vários deles possibilitam a prática de snorkeling. No mergulho você explorar alguns aquários naturais de naufrágios, e também conseguir ver e fotografar com abundância golfinhos, tartarugas, arraias e dezenas de peixes de todos os tamanhos e cores.
Outra dica é explorar o interior da ilha andando de bicicleta em mais de 300 quilômetros de trilhas de terra, ou então conhecer grutas e cavernas, andar a cavalo, jogar golfe e ate praticar esportes de aventura.
No lado leste da ilha, existe um local próprio para o windsurf que atrai muitos jovens apaixonados pelo esporte. A ilha é um dos locais mais indicados para a prática no Caribe, isso graças aos ventos constantes e fortes.
Curiosidade: Bonaire é um dos quatro lugares do mundo onde os flamingos se procriam, formando lindas colônias, onde os turistas e visitantes podem tirar belíssimas fotos e chegar bem perto deles.
O Washington Slagbaai National Park é outra atração imperdível no extremo norte de Bonaire com 5600 hectares de natureza intocada. Lá os turistas encontram aves raras como a cambacica e o pássaro das cem línguas, o famoso flamingo rosa e cinzentos, papagaios – se der sorte, pode ver o papagaio caribenho – a iguana verde (raramente encontrada em outro local), colinas com vistas panorâmicas, muitas árvores e praias como:
Boca Slagbaai: com águas azuis, a praia impressiona com construções datadas de 1868, as quais faziam parte da antiga fazenda que deu lugar ao parque. Ótima para a prática de mergulho livre.
Praia Funchi: local onde era um antigo porto com águas claríssimas e calmas, que possibilitam ver de fora os corais coloridos dentro do mar. A praia é por enormes falésias avermelhadas e pedras. Local ótimo para curtir em família.
Praia Bengè: é conhecida por ser um dos melhores pontos para praticar snorkeling na ilha. Localizada entre penhascos e rochas, é também moradia de lagartos e seu solo é parte areia e parte rochoso.
A praia de Mil Passos é imperdível. Ela tem esse nome por ter uma escada de pedra calcária que dá acesso à praia. Tranquila e com areias brancas, onde se pode facilmente encontrar tartarugas, é rodeada por falésias. Seu mar de águas rasas azul turquesa, é ótimo para nadar!
Já a praia Te Amo desperta curiosidade pelo nome, mas após conhecê-la, será difícil não amá-la realmente! Próxima ao aeroporto de Bonaire tem vistas deslumbrantes para quem passa por lá de avião. Sua areia branca preenche a praia até o limite do mar, o qual é cheio de peixes e corais, já as sombras são fornecidas pelas árvores, lugar que você poderá descansar.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por Istock/ dbvirago