logo

Telefone: (11) 3024-9500

Boa Vista: 7 passeios imperdíveis para fazer na capital de Roraima | Qual Viagem Logo

Boa Vista: 7 passeios imperdíveis para fazer na capital de Roraima

15 de dezembro de 2020

Roraima é um dos estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal, sendo o único localizado no hemisfério norte, acima da linha do Equador, que cruza suas terras, faz fronteira com a Venezuela e Guiana, e com a maior população indígena do país.

A capital Boa Vista é a porta de entrada do estado, com temperatura média de 28ºC e grande umidade que vem da floresta, tem sua cultura formada pela mistura de nortistas e indígenas e certa influência europeia. A cidade teve início em 1890, tendo sido projetada por inspiração nas ruas e avenidas de Paris.

O que vale muito a pena conhecer na cidade:

1. Orla Taumanan

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Um grande píer construído às margens do Rio Branco, ao lado do centro histórico, com plataformas suspensas. Na orla, há palcos para shows e quiosques que servem pratos e porções da gastronomia local.
Quase ao lado do Monumento aos Pioneiros está a Casa Petita Brasil, que pertenceu ao Coronel Theodoro Barreto, uma das primeiras famílias a chegar no Vale do Rio Branco, quando a região ainda pertencia à Província do Grão-Pará. O prédio em estilo neoclássico fundado em 1888 foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal por representar um marco na história de Boa Vista.

2. Praça das Águas

Foto por Marcio Musolino

Foto por Marcio Musolino

Inaugurada em 2000, é um espaço de lazer, com chafarizes iluminados e praça de alimentação com comida regional. No local tem também o Centro de Artesanato Velia Coutinho, com produtos feitos pelos artesãos do estado. No meio da praça foi construído o Portal do Milênio para celebrar a passagem para o segundo milênio da humanidade.

3. Praia Grande

Foto por Ederson Brito - MTUR

Foto por Ederson Brito – MTUR

Praia de água doce com extensa faixa de areia, que se forma na margem oposta do Rio Branco durante o período de seca, entre outubro e março. É um passeio muito bonito, onde a travessia tem que ser feita de barco. No local há ótima infraestrutura, com aluguel de caiaques, stand up e equipamentos para kit-surf.

4. Parque Ecológico Bosque dos Papagaios

Foto por Thiago Silva / SEMUC-PMBV

Foto por Thiago Silva / SEMUC-PMBV

Localizado no bairro Paraviana, são 12 hectares que abrigam animais silvestres e várias espécies de aves amazônicas como a arara vermelha, canindé, papagaios, entre outras. O parque funciona de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e nos sábados e domingos, das 14h às 18h.

5. Praça do Centro Cívico41032940332_fb3c4560a2_c

Está no coração da cidade, onde fica localizada a sede do Governo Estadual, o Palácio Senador Hélio Campos, o Palácio da Cultura, a Assembleia Legislativa, Catedral Cristo Redentor e o Tribunal de Justiça. E bem no centro da Praça, o Monumento ao Garimpeiro, homenagem aos áureos tempos desta atividade, nos idos dos anos 80 e 90.

6. Centro Histórico

Caminhar pelo centro histórico é poder descobrir um pouco da Boa Vista antiga e visitar locais como: Meu Cantinho – um bar que pode passar desapercebido aos olhos do turista, mas com grande importância histórica. A casa era sede da Fazenda Boa Vista do Rio Branco, onde nasceu a cidade de Boa Vista. Assim como a Casa da Cultura e a Casa das Doze Portas, construções bem antigas.

7. Igreja Nossa Senhora do Carmo de Rio Branco

Foto por Ederson Brito - MTUR

Foto por Ederson Brito – MTUR

Começou a ser construída no ano de 1892 em homenagem a santa padroeira dos padres carmelitas. Em 1909 foi elevada a prelazia pelos padres Beneditinos que iniciaram a reforma com características arquitetônicas germânicas.

A Roraima Adventures te leva para conhecer Boa Vista.

Serviço

Fone (95) 99115-4171
WhatsApp (95) 99115-1514
R. Cel. Pinto, 97 – Centro de Boa Vista.
Site: roraimaadventures.com.br

Texto por: Agência com edição

Foto destaque por Ederson Brito – MTUR

Comentários