Sempre na primeira sexta-feira de agosto, o Dia Internacional da Cerveja é celebrado em mais de 80 países. Em 2022, a data fez 15 anos. E o Brasil tem oficialmente uma Capital Brasileira da Cerveja: Blumenau, em Santa Catarina. A cidade tem a bebida no seu passado, presente e futuro e teve essa relação reconhecida pelo Projeto de Lei 29/2016 que concedeu oficialmente, em 2017, o título ao município.
Eventos como a Oktoberfest e o Festival Brasileiro da Cerveja são excelentes oportunidades para que os visitantes conheçam a cidade, mas não as únicas. Durante todo o ano, a cerveja faz parte dos atrativos e das experiências em Blumenau.
Marcas premiadas
A Cerveja Blumenau, que leva o nome da cidade, é uma das mais premiadas do país. Só nos últimos meses, foi eleita a marca do ano na categoria cervejarias de grande porte no Brasil Beer Cup no final de 2021, com 23 medalhas, e teve a melhor cerveja do país no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2022, no qual também ficou entre as três cervejarias do ano.
Em Blumenau, além de encontrar as cervejas em diversos bares e restaurantes, ainda é possível visitar a fábrica da bebida. Por lá, guiado por um sommelier de cervejas, o visitante conhece todas as etapas da produção e ainda pode provar um dos estilos diretamente do tanque.
Clima de Oktoberfest o ano inteiro
Embora a Oktoberfest aconteça apenas uma vez por ano, os moradores e visitantes podem aproveitar o clima de celebração da cultura alemã o ano todo. O Norden Bar & Biergarten traz opções de gastronomia e bebidas todos os dias, além de apresentações culturais e musicais. O ambiente também remete à Oktoberfest da Alemanha: ao ar livre, com mesas compartilhadas e canecos de um litro de chope, que pode ser importado ou local.
Em relação à cerveja, o Norden também se destaca. São 20 opções de chopes. O equilíbrio entre marcas alemãs famosas, como a Erdinger e Hofbräuhaus, rótulos locais e receitas autorais tornou a casa uma das reconhecidas pelo Prêmio Melhores Cartas da revista Prazeres da Mesa em 2022.
O Norden abre de segunda a sexta-feira para o almoço com buffet das 11h às 14h e a partir das 16h30; e aos fins de semana e feriados a partir das 11h. A partir de setembro, alinhada com o calendário da Oktoberfest da Alemanha, a casa terá uma programação ainda mais especial.
Conhecimento sobre a bebida
Também tem sede em Blumenau a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). A única instituição de ensino superior dedicada à cerveja da América Latina já formou mais de 12 mil alunos em oito anos de atuação. Além de produzir conhecimento científico sobre a bebida nos seus 13 laboratórios, a organização ainda exporta conhecimento através da recepção de alunos de cerca de 20 países todos os anos. Também realiza cursos no Uruguai, no Paraguai e em Portugal.
Durante todo o ano, a ESCM realiza um curso rápido de degustação de cervejas. O valor é de R$ 60,00 e os visitantes recebem informações sobre as escolas cervejeiras, as melhores formas de aproveitar suas bebidas e ainda provam três rótulos diferentes. É necessário agendar através do e-mail [email protected].
Museu da Cerveja
Depois de meses fechado, o Museu da Cerveja será reaberto no segundo semestre no centro histórico de Blumenau. Nos 300 metros quadrados de área, o espaço terá ambientes que falam da produção, da história, das festas e da relação da bebida com a região de Blumenau. O espaço foi fundado em 1996 e foi cedido à iniciativa privada em 2021.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação