Fundada por imigrantes alemães na metade do século 19, Blumenau é retrato fiel da herança germânica no país. A partir da emblemática Rua XV de Novembro, o visitante volta no tempo ao caminhar pelo centro histórico da cidade. Lá estão reunidas construções típicas ao estilo enxaimel, monumentos e museus que simbolizam os costumes e as tradições de Blumenau.
O Museu da Cerveja é um deles. O espaço destaca a produção cervejeira da cidade e explica porque Blumenau é detentora do título de Capital Brasileira da Cerveja. Em breve, o museu irá proporcionar uma nova experiência sensorial e interativa ao turista. A visita ao Museu da Cerveja também vale por sua localização. Ele está instalado na Praça Hercílio Luz, local onde os primeiros 17 imigrantes alemães se estabeleceram para fundar a cidade.
Para continuar a imersão na cultura da cidade, os museus da Família Colonial e de Hábitos e Costumes apresentam ao visitante objetos, móveis, vestimentas e utensílios usados pelo povo local desde o final do século 19. No Museu da Família Colonial estão expostas mais de 6.200 peças pertencentes ao fundador de Blumenau, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau.
Nos fundos do Museu, o viajante tem ainda a oportunidade de conhecer uma pequena floresta nativa com diferentes espécies plantadas pelo próprio fundador e o curioso Cemitério dos Gatos. No local estão sepultados nove gatos de Edith Gaertner, sobrinha-neta do fundador da cidade. Sua paixão pelos felinos fez com que ela enterrasse os gatos com direito a túmulos e lápides com os nomes gravados. O espaço é aberto ao público.
O passeio pelo centro histórico contempla ainda a Praça Dr. Blumenau e seu grande mosaico de cacos de pisos e azulejos, outra homenagem de Blumenau ao seu fundador. Palco para diversas manifestações culturais, a Praça irá passar por uma revitalização completa para abrigar novos espaços gastronômicos.
Outro lugar icônico do centro histórico que passará por uma importante renovação é a Praça Victor Konder (Praça da Estação), que fica no entorno do prédio em estilo enxaimel da Prefeitura de Blumenau. A mudança terá como inspiração a primeira estação de trem de Blumenau que ali operou. Já a locomotiva Macuca, maior símbolo desse momento histórico da cidade e que hoje fica em frente à Prefeitura, ganhará uma nova roupagem. O local abriga ainda o curioso Relógio de Flores, único no estado de Santa Catarina.
Uma linha de city tour também está nos planos de Blumenau. Em formato inspirado no ônibus panorâmico de Londres, o city tour será uma nova alternativa para o visitante conhecer as atrações do centro histórico de Blumenau.
Mais informações em: turismoblumenau.com.br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Bruno Vicentainer