As 115 ilhas de Seychelles são divididas em ilhas interiores, em sua maioria graníticas e aglomeradas em torno das principais (Mahé, Praslin e La Digue), e ilhas exteriores, atóis coralíneos localizados entre 230 km e 1150 km de Mahé. Em meio ao Oceano Índico e longe da atividade humana, o grupo de ilhas externas é um mundo intocado e protegido, que oferece experiências exclusivas que poucas pessoas no mundo já vivenciaram.
A empresa Blue Safari Seychelles é um operador local com direitos exclusivos de quatro atóis exteriores: Alphonse Island, Astove Atoll, Cosmoledo Atoll e Poivre Atoll. Eles são especialistas na região e oferecem desde acomodações nas ilhas a experiências diferenciadas para aproveitar ao máximo a natureza preservada. A filosofia da empresa é uma mistura de turismo sustentável, acomodações luxuosas e experiências incríveis.
A Alphonse Island está localizada a 400 km de Mahé e é a base do Blue Safari. O local reúne praias paradisíacas de areia branca, acomodação luxuosa no Alphonse Island Lodge, onde está o Azure Spa e deliciosas experiências gastronômicas, animais exóticos e espécies endêmicas. Já o Astove Atoll está a 1000 km da ilha principal e tem uma enorme lagoa e praias com uma infinidade de espécies de pássaros e peixes, além de tartarugas gigantes de Aldabra. O Astove Coral House é a única acomodação do local, que recebe um número pequeno de hóspedes por semana, garantindo uma experiência exclusiva.
O Cosmoledo Atoll, também a 1000 km de Mahé, é um ecossistema intocado, com 19 ilhas e um novo hotel sofisticado na Wizard Island, chamado Cosmoledo Eco Lodge, com oito cabanas de praia. Por fim, o Poivre Atoll está mais próximo, a 300 km da capital, e consiste em duas ilhas. É um importante local de nidificação de tartarugas-de-pente e tartarugas verdes e a casa de uma das mais antigas plantações de baunilha das ilhas exteriores.
Entre as atividades oferecidas pela empresa está o snorkeling, indicado para toda a família. Recifes de corais, cardumes de peixes coloridos, tartarugas marinhas, arraias e muitas outras espécies podem ser avistadas nas águas cristalinas. Há outros passeios de snorkel mais específicos, como os focados na identificação e nado com arraias ou no agulhão-vela, o peixe mais rápido do oceano. Para quem quer ir ainda mais fundo e explorar a biodiversidade marinha é possível fazer um mergulho de cilindro. A temperatura da água é excelente e a visibilidade atinge facilmente de 30 a 50 metros de profundidade.
Há ainda tours de observação de baleias e golfinhos a bordo de barcos personalizados; passeios focados em pescadores, como o fly fishing; observação de pássaros; atividades no oceano, como island hopping, caiaque, stand up paddle e cruzeiros ao pôr do sol; além de experiências relacionadas à conservação da natureza, como passeios junto às equipes de conservação para rastrear e monitorar trilhas de tartarugas marinhas, marcar novos ninhos e até mesmo guiar os filhotes de tartaruga em seu caminho para o oceano, limpar praias, plantar árvores, fotografar arraias, entre outros.
A Blue Safari também faz sugestões de itinerários de uma semana de acordo com diferentes interesses e gostos, como roteiros focados em mergulhos, em pesca ou para relaxar e aproveitar as férias, com diferentes atividades para os viajantes.
Mais informações em: bluesafari.com e visiteseychelles.com
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Alphonse Island / Blue Safari / Divulgação