Ícone do site Qual Viagem

Birmingham e West Midlands: uma viagem surpreendente no centro da Inglaterra

No condado de West Midlands, centro da Inglaterra, Birmingham é uma metrópole movimentada e a segunda maior cidade do Reino Unido. Centro da Revolução Industrial entre os séculos XVIII e XIX, hoje Birmingham desponta para o mundo por outros motivos – eventos culturais vibrantes, uma rica gastronomia e roteiros turísticos para todos os perfis.

A cerca de 190 km de Londres, no caminho para Manchester e Liverpool, Birmingham é o destino certo para quem quer conhecer uma Grã-Bretanha diferente. E há motivos especiais para visitar a cidade ainda em 2022. Birmingham será a sede dos Jogos da Commonwealth (de 28 de julho a 08 de agosto), competição esportiva realizada a cada quatro anos com a participação de mais de 70 delegações de todos os continentes.

Como parte dos Jogos, a cidade também vai receber o Birmingham 2022 Festival, uma verdadeira celebração da criatividade com uma programação cultural ao longo de seis meses. De 17 de março a 18 de setembro de 2022, serão mais de 200 eventos em Birmingham e no condado de West Midlands.

Birmingham

Gas Street Basin. Foto por West Midlands Growth Company

Entre construções que remetem à Revolução Industrial, prédios modernos e um típico charme britânico, Birmingham guarda muitas surpresas. A começar por sua ampla rede de canais, que somam mais de 160 km de vias navegáveis. Na região conhecida como Gas Street Basin, antigos prédios de tijolinhos que já abrigaram fábricas e depósitos no passado industrial da cidade se transformaram em bares e restaurantes descolados. Para conhecer a área, você pode caminhar ao longo das margens dos canais ou então navegá-los a bordo dos “narrowboats”, um tipo de barco longo e estreito, feito para atravessar os canais ingleses.

Próximo ao centro da cidade, Digbeth é o distrito boêmio de Birmingham, conhecido pela arte de rua e pelas lojas independentes. Ali acontece o roteiro Peaky Tours, uma jornada pela história real dos Peaky Blinders, a gangue que aterrorizou a Inglaterra no começo do século XX e que ganhou fama mundial com a série britânica de mesmo nome. Os tours são organizados pela Brum Tours.

Jewellery Quarter. Foto por VisitBritain / Simon Winnall

Já o Jewellery Quarter é o epicentro do mercado britânico de joias há mais de 250 anos, sendo responsável por cerca de 40% da produção joalheira no país. O bairro abriga mais de 700 artesãos e lojas independentes, oferecendo ótimas oportunidades de compras. O Jewellery Quarter também conta com uma boa variedade de pubs, cafés, galerias e museus.

Bullring. Foto por West Midlands Growth Company

Aliás, quem não perde a oportunidade de fazer algumas comprinhas durante a viagem tem o Bullring como passeio ideal. Esse é o maior shopping de Birmingham, com mais de 150 lojas – entre elas, a maior Primark do mundo. Outro importante centro comercial da cidade é o Mailbox, repleto de marcas de luxo e restaurantes sofisticados.

Quanto à gastronomia, vale destacar que Birmingham tem cinco restaurantes com estrelas Michelin, mais do que qualquer outra cidade britânica, exceto Londres. São eles: Carters of Moseley (cozinha britânica moderna), Simpsons (contemporânea), Opheem (indiana), Adam’s (contemporânea) e Purnell’s (contemporânea).

Birmingham Balti. Foto por iStock / rez-art

Outra experiência gastronômica imperdível em Birmingham acontece no Balti Triangle, área que concentra vários restaurantes que servem o Balti, prato icônico da cidade. É uma versão mais leve do curry indiano e adaptada aos paladares ocidentais, preparada e servida em um recipiente de metal que deu nome ao prato. A receita virou tradição em Birmingham e foi criada na cidade nos anos 70.

Cadbury World. Foto por West Midlands Growth Company

Em Birmingham também é possível visitar a sede da Cadbury, famosa marca de chocolates estabelecida ali em 1824. O Cadbury World é um tour imersivo cheio de experiências únicas pelo mundo do chocolate, como cinema 4D, playground temático e até a oportunidade de desenhar com chocolate derretido. Passeio imperdível para os chocólatras, o local também conta com a maior loja Cadbury do mundo.

National SEA LIFE Centre. Foto por iStock / tupungato

Outra atração indicada para famílias, o aquário National SEA LIFE Centre é lar de tubarões, arraias, pinguins e tartarugas gigantes, além de uma variedade de peixes tropicais. Tem o único túnel 360º do tipo no Reino Unido – totalmente transparente e cercado por água, dá a sensação de caminhar pelo meio do oceano.

Ao lado da Aston Hall, uma imponente mansão em estilo jacobino, está o Villa Park, que, desde 1897, é a casa de um dos clubes mais tradicionais do futebol inglês, o Aston Villa. O estádio conta com um tour pelos bastidores, imperdível para os fãs do esporte.

Coventry

Coventry City of Culture. Foto por Garry Jones Photography

Também em West Midlands e perto de Birmingham, Coventry é conhecida por ser o berço do gênero musical “two tone” da década de 1980 e por estar repleta de ícones culturais. Não à toa, foi escolhida como a UK City of Culture 2021. Como sede do evento que acontece no país a cada quatro anos, Coventry segue com uma ampla programação cultural em 2022, até o mês de maio.

Catedral de Coventry. Foto por West Midlands Growth Company

Da impressionante arquitetura medieval a atrações artísticas, Coventry apresenta uma interessante mistura entre o antigo e o novo. Um bom exemplo é a Catedral de Coventry, cuja construção moderna com seus famosos vitrais coloridos está junto às ruínas da catedral gótica original do século XIV, parcialmente destruída durante a 2ª Guerra Mundial.

Herbert Art Gallery and Museum. Foto por West Midlands Growth Company

Outras construções medievais incluem a Holy Trinity Church e o St Mary’s Guildhall. Entre os principais espaços culturais de Coventry está o Herbert Art Gallery and Museum, com um acervo de arte contemporânea, história local e história natural. A entrada é gratuita.

Stratford-upon-Avon

Shakespeare’s Birthplace. Foto por iStock / Jorisvo

A uma hora ao sul de Birmingham, a pequena Stratford-upon-Avon é mais conhecida por ser a cidade natal de William Shakespeare. A casa onde ele nasceu em 1564 e passou parte de sua vida, chamada hoje de Shakespeare’s Birthplace, é aberta a visitações. Ali é possível aprender um pouco mais sobre o poeta e dramaturgo. A antiga casa de sua esposa, Anne Hathaway’s Cottage, também recebe visitas.

Royal Shakespeare Theatre. Foto por iStock / travellinglight

Além de uma bem preservada arquitetura medieval, em Stratford-upon-Avon há referências a Shakespeare por todos os lados, de monumentos a nomes de estabelecimentos comerciais. Às margens do Rio Avon, o Royal Shakespeare Theatre é a sede da Royal Shakespeare Company, companhia teatral que leva constantemente aos palcos as grandes obras de Shakespeare, como “Hamlet” e “Romeu e Julieta”.

Castelos

Warwick Castle. Foto por iStock / PeterEtchells

Para mergulhar ainda mais na história medieval da região, há dois castelos especiais para visitar a poucos quilômetros de Birmingham e Coventry. Com suas grandes torres e fortificações, o Warwick Castle abriga um verdadeiro complexo de atividades para todas as faixas etárias. Encenações históricas, um labirinto e experiências imersivas são algumas das atrações oferecidas. Você pode ainda passar a noite nos terrenos do castelo, em um glamping temático da Idade Média.

Kenilworth Castle. Foto por iStock / Grzegorz Wasowicz

A um curto trajeto de trem a partir de Coventry está o Kenilworth Castle, uma fortaleza medieval que data de 900 anos atrás. Junto ao castelo, o Leicester’s Building foi erguido especialmente para receber as visitas da Rainha Elizabeth I. Caminhe também pelos belos jardins do período elisabetano.

Mais experiências em West Midlands

Black Country Living Museum. Foto por iStock / CaronB

Quem quiser aprender mais sobre a Revolução Industrial deve visitar o Black Country Living Museum. Neste museu a céu aberto a história ganha vida por meio de encenações e personagens que mostram como era viver em uma das primeiras regiões industrializadas da Inglaterra naquela época. Localizado em Dudley, a oeste de Birmingham, o museu abriga casas, armazéns e pubs reconstruídos, proporcionando uma viagem no tempo.

Molineux Stadium. Foto por West Midlands Growth Company

Não muito longe dali está a cidade de Wolverhampton, lar do clube de futebol Wolverhampton Wanderers. O time tem como casa o Molineux Stadium desde 1889, quando foi construído. O estádio conta com um museu interativo.

Mais informações em: visitbritain.com

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: West Midlands Growth Company

Comentários

Sair da versão mobile