O Circuito Litoral Norte de São Paulo, que já era composto pelos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, passa a ter a cidade de Bertioga como a nova integrante desse Clúster Turístico, que abrange os principais destinos turísticos do litoral norte do estado de São Paulo.
A ideia principal do Circuito é ampliar e qualificar o fluxo de turistas nos destinos participantes e fazer com que cada visitante possa conhecer um pouco de cada uma das cinco cidades. Sua intenção é ampliar o número de diárias dos visitantes, através de estímulos para esses conheçam melhor a região onde estão passando suas férias.
Com planejamento próprio, o circuito foi criado a partir da união entre as secretarias municipais. “Desde janeiro desse anos, estamos com o CNPJ formalizado. Somos um consórcio turístico do litoral norte do estado de São Paulo”, explica Gustavo Monteiro, Secretário Executivo contratado pelo consórcio.
O atual presidente é Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião, que através de sua liderança tem conquistado grandes avanços para o desenvolvimento e integração da região composta pelas cinco cidades.
Circuito Litoral Norte: objetivos
Por meio de informações fornecidas pelas secretarias de Turismo das cidades, foi calculada uma taxa média de ocupação da região de 54%, nos 5 municípios que abrangem o Clúster Turístico. A intenção dos executivos é elevar esse número a 70% em dois anos. “Dependemos ainda de alguns recursos. É uma meta agressiva que pode variar de acordo com os investimentos que forem liberados pelo estado”, pontua Monteiro. “Nossa meta é regionalizar a promoção turística das cinco cidades. Além disso, vamos ratear o custo de todas as ações, o que vai gerar uma economia de no mínimo 20%”, ressalta o prefeito.
O modelo de gestão do consórcio está conseguindo captar um maior número de recursos federais e estaduais, além de estar agregando valor a cada cidade, na intenção real de fazer o turista circular por todas elas.
O circuito ainda busca interações com a iniciativa privada dos municípios para alavancar a divulgação da ação. “Queremos ser um facilitador para que eles consigam atender a demanda que será gerada no aumento de fluxo de turistas e qualificação dos turistas da região”, ressalta
Participação em feiras e regionalização da promoção turística
Dentre as principais ações está a participação dos municípios em importantes eventos segmentados da cadeia turística.
A São Paulo Boat Show está sendo a primeira delas, na sequência virão ABAV, já na próxima semana, além do Festival de Turismo de Gramado, e das feiras internacionais de turismo de Buenos Aires e Paraguai, mercados importantes para as 5 cidades que compõe o circuito.
Mais Informações
Bertioga – www.bertioga.sp.gov.br
Caraguatatuba – www.caraguatatuba.sp.gov.br
Ilhabela – www.ilhabela.com.br
São Sebastião – www.saosebastiao.sp.gov.br
Ubatuba – www.ubatuba.sp.gov.br
Texto por: Sérgio Magalhães e Silva