Ficou mais fácil conhecer Belo Horizonte. Acaba de ser lançado o Bem BH, web aplicativo gratuito com audioguia de seis roteiros icônicos da cidade, mapeados e narrados destacando aspectos, histórias e curiosidades da arquitetura e urbanismo, das artes, da história e da gastronomia local.
Fernando Pacheco, diretor da Equipe B Arquitetura e Design, empresa responsável pela concepção, realização e curadoria do projeto, destaca que os percursos foram definidos pensando na riqueza cultural de cada ponto. “As rotas dão destaque para edifícios, marcos urbanos, paisagens culturais e trazem informações que, muitas vezes, moradores e visitantes não têm fácil acesso”, explica.
Foram criadas seis rotas para serem percorridas presencialmente: Rua Sapucaí, Praça da Liberdade, Pampulha, Bairro Santa Tereza, Rua da Bahia e Viaduto Santa Tereza. As narrações de cada um dos 80 pontos de destaque são acionadas automaticamente de acordo com a localização do usuário. Isso é possível por meio da tecnologia de localização e navegação desenvolvida pela startup Zapt Tech, especializada em soluções Phygital de geolocalização e interatividade.
André Raccah, diretor de marketing da empresa de tecnologia, ressalta que o projeto pode ser replicado em outras cidades, pontos turísticos e museus: “a tecnologia de geolocalização revoluciona e eleva a experiência das pessoas nos mais variados setores do turismo”.
O web aplicativo Bem BH é democrático e permite que qualquer pessoa tenha acesso à informação de qualidade de forma instantânea e sem necessidade de download de aplicativos. “Neste momento de pandemia, essa solução também se torna um aliado para evitar aglomerações, uma vez que a visita guiada pode ser realizada de forma autônoma e independente, sem a necessidade de formação de grandes grupos”, destaca. Para quem está fisicamente longe, ainda é possível navegar de maneira remota pelo trajeto, conhecendo os pontos turísticos virtualmente e acessando os conteúdos por meio de listas ou mapas.
Percorrendo a história
Cada roteiro busca trazer o que há de mais marcante no contexto em que ele está inserido, mostrando a coexistência de diferentes culturas, histórias e cotidianos em Belo Horizonte. “A pluralidade cultural de BH fica explícita nos percursos, que dão visibilidade à riqueza da cidade e permitem que as pessoas se apropriem desse legado histórico”, reforça Pacheco. Dessa maneira, juntos, os roteiros transmitem um pouco da cultura belorizontina.
O Bem BH pode ser acessado pelo QR Code abaixo ou diretamente no site bembh.com.br.
O projeto foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, tendo a MGS Administração e Serviços como patrocinadora dessa primeira edição.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Brunomartinsimagens