Localizado entre o México, a Guatemala e o Mar do Caribe, Belize é um pequeno país na América Central. Mas sua extensão territorial é inversamente proporcional às suas belezas naturais: inúmeras praias de areia branca e mar cristalino, mais de 200 ilhas tropicais, o maior sistema de barreira de corais do hemisfério ocidental e uma ampla rede de parques nacionais e santuários repletos de biodiversidade.
Belize nunca se caracterizou por ser um destino de turismo em massa. Muito pelo contrário – ali você encontra muitas opções de hotéis boutique, negócios locais e um turismo focado em experiências autênticas. O país oferece ainda centenas de pontos para mergulho com profundidades variadas, cenários deslumbrantes como o Great Blue Hole, cavernas, trilhas naturais e ruínas maias em sítios arqueológicos. Belize também está emergindo como o principal destino de bem-estar na região.
Ex-colônia britânica, Belize tem o inglês como língua oficial, porém mais da metade da população fala espanhol. Com um clima quase perfeito o ano todo, a temperatura média anual é de 29ºC. E chegar a esse destino está cada vez mais fácil: cerca de 10 companhias aéreas operam no país, com voos partindo dos Estados Unidos, do Canadá, do México e da América Central. Para os brasileiros, uma das melhores opções é voar com a Copa Airlines, com escala no Panamá. Aliás, brasileiros não precisam de visto para entrar em Belize.
A Copa Airlines disponibiliza dois voos semanais para Belize na alta temporada e um semanal no restante do ano. A partir dos Estados Unidos, há voos diários via Miami e Dallas com a American Airlines, via Houston com a United Airlines e via Atlanta com a Delta Airlines, entre outras opções.
Em seus esforços para fortalecer o turismo do país, o Conselho de Turismo de Belize, entidade de promoção turística do destino, quer expandir sua presença na América Latina, principalmente no Brasil, graças ao seu potencial como forte emissor de viajantes. “Nossos principais mercados são Canadá e Estados Unidos, mas vemos a importância de expandir regionalmente para México e América do Sul”, conta Nicole Solano, CEO do Ministério do Turismo de Belize.
Mais informações em: travelbelize.org
Texto por: Patrícia Chemin, com informações de agência
Foto destaque por: Divulgação / Belize Tourism Board