A pequena Bayahibe fica na ponta sudeste da República Dominicana, ao lado de La Romana, a 65 km de Punta Cana. Antiga vila de pescadores, Bayahibe ainda é mais tranquila do que outros destinos mais famosos da região, já que possui bem menos resorts em sua costa e, portanto, menos turistas. Porém, isso não significa que não tenha a mesma beleza de seus vizinhos.
O mar turquesa e cristalino, a areia branquinha e os coqueiros tão característicos do Caribe são encontrados tanto na Playa Bayahibe quanto na Playa Dominicus. As duas têm trechos de praia pública e a maior parte dos grandes hotéis e resorts fica em Dominicus. Por lá estão grandes redes, como Wyndham e Iberostar, com o mesmo tipo de estrutura dos resorts de Punta Cana.
Bayahibe também é privilegiada por estar bem mais próxima da Ilha Saona e da Ilha Catalina do que Punta Cana. Aliás, é do centro de Bayahibe, junto à praia homônima, que saem os passeios de barco a essas ilhas paradisíacas. Os turistas que se hospedam em Punta Cana enfrentam um trajeto bem mais longo para conhecê-las.
Visitar a Ilha Saona (foto abaixo) é um dos passeios mais concorridos na região. Um paraíso tropical de águas transparentes, dentro do Parque Nacional del Este, repleto de vida marinha. Já a Ilha Catalina é conhecida por ser um ótimo ponto de mergulho e snorkeling.
Para quem está hospedado em Bayahibe, vale também fazer um passeio bate e volta até a capital do país, a histórica Santo Domingo – a primeira cidade fundada pelos europeus nas Américas. São cerca de 140 km de distância a partir de Bayahibe.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Diego Mariottini