As incríveis Cavernas de Batu, ou Batu Caves, formam um dos cenários mais místicos da Malásia, ou até mesmo de todo o Sudeste Asiático. Batu é um conjunto de cavernas calcárias onde foram construídos templos hindus. Fica nos arredores da capital Kuala Lumpur, bem no meio da cidade de Selangor.
Existem três cavernas principais, que abrigam os templos a 100 metros do chão. A Caverna do Templo, também chamada de Catedral, é a maior delas, com um alto teto abobadado e vários santuários hindus. A entrada no meio dos paredões rochosos fica quase camuflada entre as árvores. Para chegar até lá, é preciso subir uma longa escadaria de 272 degraus – a vista do topo é incrível.
Antes da escada, há um portal tomado por diversas estátuas. Mas, num primeiro momento, tudo isso é ofuscado pela enorme estátua dourada, com mais de 40 metros de altura, do deus hindu Murugan, ao lado da escadaria. Em outras cavernas, como a Ramayana, há belas pinturas com temas do hinduísmo e obras de arte.
Além de atrair milhares de turistas, o local também é lar de muitos macacos. Como suas reações podem ser imprevisíveis, o melhor é não mexer com eles. Entre janeiro e fevereiro, é celebrado nas Cavernas de Batu o Thaipusam, grande festival hindu.
Mais informações em: malaysia.travel
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Vladyslav Danilin