O município que ficou conhecido nacionalmente por realizar a maior festa de peão do Brasil está localizado a 430 quilômetros da capital paulista, oferecendo clima country e descontraído durante todo o ano para os visitantes.
A Festa do Peão de Barretos é o principal atrativo da cidade, mas a região oferece muito mais que rodeios. Com destaque ao parque aquático, repleto de lazer para todos, o município possui entretenimento tanto em passeios religiosos como culturais, visitando o museu e a Estação Cultural da cidade.
O Parque do Peão é uma das atrações mais visitadas. Sendo palco da maior e mais famosa festa do peão do país, o local possui uma grande arena, rancho, camping, hípica, heliporto, lojas de lembrancinhas e o Monumento ao Peão, projetado por Oscar Niemeyer, com 27 metros de altura. Além do parque, outra atração homenageando a festa é o Memorial do Peão, que preserva a história e informações curiosas sobre a festa. O memorial tem destaque na galeria dos campeões dos rodeios.
Mesmo Barretos sendo sinônimo de rodeios, essa não é a única atração. O Barretos Country Acquapark é uma ótima opção de lazer para toda a família. A estrutura do parque aquático conta com piscinas, rio com correnteza, tobogãs, mini zoológico, banheiras de hidromassagem, quadra de tênis, campos de futebol, salão de jogos, playground, passeio a cavalo e muito mais para a família se divertir da melhor forma possível.
Outra opção de lazer é na Estação Cultural. O espaço abrigava a antiga estação ferroviária e agora recebe apresentações e exposições culturais.
O Museu Ruy Meneses está localizado em um prédio com arquitetura neoclássica, representando as transformações que a região sofreu ao longo dos anos. O acervo apresenta objetos, fotos e painéis que ajudam a contar a história de Barretos. Vale a pena conhecer o museu e a história da cidade.
Para os apaixonados por flores, Barretos abriga um cantinho especial: o Orquidário Rancho da Serra. Mais de 18 mil plantas de diversos tipos e cores estão no orquidário. Além de apreciar a beleza das diversas espécies, o visitante pode levar para casa seus exemplares preferidos.
Todo peão faz aquela oração antes de montar em um touro. E para completar o cenário de rodeios, diversão e cultura, a cidade possui um santuário que recebe turistas, moradores e os peões que vão pedir por proteção. O santuário foi inaugurado em 1981 e abriga capelas, seminários, conventos e até um centro de convenções. Durante todo o ano há eventos religiosos, incluindo romarias.
Como chegar
A partir de São Paulo, pegue a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) até a BR-050 em Jardim Helena. Depois pegue a BR-364 em Distrito Industrial e siga até o acesso em Barretos. Em seguida, pegue a saída 425 via BR-364 e entre na Rua Corredor da Prata e Avenida Fraternidade Paulista e siga até o destino.
Onde ficar
Onde comer
Restaurante AguaDoce Cachacaria Barretos
Afrikan –
Texto por Caroline de Oliveira
Foto destaque por Ken Chu