A cidade de Bariloche, na Argentina, se prepara para receber os turistas brasileiros que buscam experiências únicas na neve. A expectativa para esse ano é alta, pois o esperado é que pelo menos 50 mil brasileiros desembarquem na cidade para aproveitar a temporada mais especial do ano. O inverno, que inicia oficialmente no final de junho, antecipou-se. Já na primeira semana de maio foi registrada uma nevasca histórica com quase 50 centímetros de neve acumulada em alguns bairros e mais de 2 metros no topo dos morros.
Com uma diversidade de opções de lazer, Bariloche se tornou o destino favorito entre os brasileiros na estação. Quem visita a cidade encontra gastronomia de excelência, esportes na neve, como esqui e snowboard, entre outros tantos passeios. A expectativa para o ramo hoteleiro também é positiva, já que a ocupação média deve ser de 70% no mês de julho.
“Bariloche é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. Durante o período de inverno, em que temos neve, a expectativa de visita aumenta naturalmente. Estamos animados, já que a nevasca se iniciou por aqui um pouco antes do previsto. As opções são inúmeras, tanto para quem gosta de admirar a natureza como para quem deseja se aventurar nos esportes”, diz o secretário municipal de Turismo de Bariloche, Sergio Herrero.
O Cerro Catedral é o ponto mais requisitado e considerado o principal centro de esqui da América do Sul. A montanha nevada possui 120 km de pistas para práticas de esportes na neve, além de 29 meios de elevação.
Outros pontos turísticos de destaque são a trilha do Cerro Campanario, que é uma caminhada de apenas 1 km, considerada fácil, embora tenha um desnível de 240 metros, além do parque de Piedras Blancas, que possibilita a prática de esportes e a contemplação da natureza, e o Centro de Ski Nórdico, um espaço que fica a 6 km da cidade e permite a prática da modalidade do esqui nórdico, com motos de neve e quadriciclos de esteira. Por lá, é possível até esquiar de noite.
As atrações turísticas já se prepararam para receber uma temporada de neve mais longa, contabilizando 100 dias de neve. Neste período, Bariloche deve ter períodos de nevascas intensas e oferecer uma experiência incrível a seus visitantes.
Mais informações em: barilocheturismo.gob.ar
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação